Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

Fundação agradece aos cerca de 350 mil candidatos à doação de sangue que recebe por ano

Crédito: Divulgação

A Fundação Hemominas comemora com diversas atividades em suas unidades, nesta sexta-feira (14/6), o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para a presidente da fundação, Júnia Cioffi, o Dia do Doador e o Dia do Paciente Hemominas, também comemorado em junho, no dia 24, se complementam.

“Agradecemos ao doador pela grandeza que reveste o ato de doar, quando ele se predispõe a esse gesto tão significativo, fundamental à preservação da vida. Do outro lado, estão os pacientes mostrando à sociedade que existem pessoas que precisam de tratamento, com direito a serem enxergados pelo sistema de saúde. E o doador beneficia estes milhares de pacientes, em especial as crianças acometidas pela doença falciforme, atendidas pela Hemominas, e outros pacientes que são como nós, têm família, problemas, necessidades e que demandam atenção, cuidado e dignidade para terem melhor qualidade de vida”, enfatiza.

Não custa lembrar que os tipos sanguíneos Rh Negativos existem em menor frequência na população e, por isso, são sempre o grande desafio para a manutenção do estoque adequado. O tipo sanguíneo O Negativo, conhecido popularmente como o “Doador Universal”, por ser compatível com todos os outros tipos sanguíneos e o mais utilizado nas emergências dos hospitais, é sempre o que traz mais preocupação para a manutenção do estoque.

Programação

O Hemocentro de Belo Horizonte terá uma programação especial para os doadores durante todo o dia. Os candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade poderão assistir a apresentações de quadrilha.

Já o Hemonúcleo de Divinópolis receberá alunos da Escola Jean Piaget, que farão uma homenagem aos doadores. Representando todos os candidatos à doação de sangue, haverá a entrega de diplomas de Honra ao Mérito para um doador fidelizado há 31 anos e para outro que já efetuou mais de 60 doações de sangue na unidade.

Por sua vez, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora realiza, neste sábado (15/6), a V Caminhada Solidária. A ação será no Museu Mariano Procópio, localizado na Rua Mariano Procópio, 1.100, bairro Centro.

Homenagem

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14/6/1868 – 26/6/1943), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias características dos diversos tipos sanguíneos.