Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Conselheiro Lafaiete

Com a instalação da unidade, população do Alto Paraopeba terá mais uma opção para doar sangue a partir de 1/9

  • ícone de compartilhamento

Fundação Hemominas inaugurou o sétimo Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do estado, em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais. Com o benefício, a população do município não vai mais precisar se deslocar até São João del-Rei ou Belo Horizonte para doar sangue, o que traz mais comodidade para o doador.

A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, ressaltou a importância da equipe que participou da obra. “Esse Pace é o resultado da visão e da persistência de cada um e vai facilitar as transfusões de sangue no estado. O trabalho que nós fazemos envolve solidariedade e estamos muito felizes por trazer mais essa opção para a população”, disse, na cerimônia de inauguração, nessa terça-feira (24/8).

Atendimento

Instituído por meio de uma parceria entre a fundação e o município de Conselheiro Lafaiete, o Pace tem estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas. O Posto Avançado de Coleta Externa Dr. Nilson Albuquerque está localizado na rua Hygino Sebastião da Cunha, 135, bairro Parque Bandeirantes. 

A estrutura irá atender candidatos a doação voluntária de sangue uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h. A previsão é que as coletas tenham início no dia 1/9.

O novo Pace está vinculado ao Hemonúcleo de São João del-Rei, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue. Ele conta, ainda, com o apoio da prefeitura de Ouro Branco, que está cedendo funcionários para o local.

Modelo

A fundação é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o Pace é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados a no máximo 150 quilômetros da unidade da Hemominas de referência.



Últimas