Hospital da Unimontes inicia residências médicas e multiprofissional

Implantação das atividades para residentes na Unimontes completa 30 anos em 2022

  • ícone de compartilhamento

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início, nesta quinta-feira (3/3), aos Programas de Residências Médicas e de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Juntos, os programas oferecem 76 vagas.

Para as residências médicas, o HUCF/Unimontes reúne 34 profissionais em nove áreas: otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia geral, ginecologia, clínica médica, anestesiologia, psiquiatria, geriatria e ortopedia – em Montes Claros e Salinas. Já a residência multiprofissional, com 52 vagas preenchidas, contempla as áreas de enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia e enfermagem obstétrica em Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.

Ana Clara Fernandes Marques, que está no segundo ano no Programa de Residência em Clínica Médica, ressalta a experiência diferenciada em toda vida acadêmica. “Formei-me pela Unimontes, e escolhi fazer a residência médica no HUCF. Para mim, o Hospital Universitário tem um sentimento de lar, uma segunda casa. Cada obstáculo vencido será importante para a formação de todos nós. Aqui, aprendemos a vencer e a nos adaptar às realidades vividas e vivenciadas em um hospital público”, afirma a representante dos residentes.

A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella de Menezes, reforça a instituição como o único hospital 100% público, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros.

“O nosso desejo é de sempre prestar uma residência segura e de qualidade aos profissionais de saúde. A Unimontes é sinônimo de aprendizado, de qualidade no ensino e na assistência humanizada aos usuários do SUS. Somos o hospital da Unimontes, e como tal, vamos muito além ao ensino, assistindo a toda a região macronorte do estado. A gente acredita que as trocas de experiência são sempre ricas, e são justamente os estudantes e residentes que dão a cara à nossa Unimontes. Aqui ensinamos, mas também aprendemos com vocês”, afirma a superintendente.

Wesley Gonçalves / Ascom HUCF


Parceiros e representantes também falaram sobre o começo das atividades e sua importância. Confira os depoimentos em www.unimontes.br

Avanços

Em 2022, completam-se 30 anos de implantação das atividades para residentes na Unimontes. Em mensagem aos alunos, o reitor Antonio Alvimar Souza adiantou que, para este ano, está nos planos, com apoio do Governo do Estado, a reforma completa do pronto-socorro. Melhorar as condições de trabalho dos servidores é outra prioridade.

“Sabemos das dificuldades que a população enfrenta para ter acesso à assistência gratuita e de qualidade. E o HUCF, em todos os momentos, tenta oferecer à população um serviço de qualidade, que atende a quase 1,3 milhão de pessoas na região. Para dar conta desta amplitude, penso que precisamos do maior compromisso de todos com a solidariedade. Temos um papel importante na região e precisamos caminhar nas mais diversas frentes", disse.

Vagas

As vagas para o Programa de Residência Médica contemplaram Montes Claros da seguinte forma: anestesiologia (1), cirurgia geral (5), clínica médica (5), geriatria (2), ginecologia e obstetrícia (4), medicina de família e comunidade (8), ortopedia e traumatologia (2), otorrinolaringologia (1), pediatria (5) e psiquiatria (2).

Em Salinas, a Residência em Medicina de Família e Comunidade conta com três vagas. Já as vagas do Programa de Residência Multiprofissional são para as áreas de enfermagem, farmácia, odontologia, psicologia e serviço social nos municípios de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.



Últimas