Hub Conecta Energias Renováveis busca tornar empresas do setor mais eficientes

Minas Gerais é o estado com maior geração de energia fotovoltaica; projeto do Governo elenca desafios e possíveis soluções para a área

  • ícone de compartilhamento

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) promove, nesta quinta-feira (28/10), o Hub Conecta Energias Renováveis. O objetivo do evento organizado pela Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é tornar médias e grandes empresas do setor mais inovadoras e eficientes. Atualmente, Minas Gerais é o estado com maior geração de energia fotovoltaica. 

Em rodadas de negócio virtuais, oito empresas participantes apresentarão 31 desafios e áreas de interesse. Empreendimentos do setor de tecnologia, por sua vez, sugerem possíveis soluções. 

O Hub Conecta Energias Renováveis compõe o Projeto Estratégico Sol de Minas, cujo objetivo é alavancar o protagonismo do estado no setor de energia fotovoltaica no Brasil. Outras ações que aperfeiçoam o ambiente de negócios e prospectam empresas já foram implementadas.

O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Synergy Ventures e da HB Energia.

Mapeamento 

A ação do Hub MG foi aperfeiçoada a partir do Mapeamento do Cluster de Energia Fotovoltaica, realizado entre abril e junho de 2021. Nesse período, a Sede ouviu empresas e instituições de diferentes setores de atuação na cadeia produtiva de energia fotovoltaica. 

A partir desse estudo foi possível identificar desafios que poderiam ser objeto para viabilização do Hub MG e, assim, contribuir para melhor produtividade do setor em Minas Gerais.

Políticas integradas

A secretaria também garante o alinhamento da estratégia de promoção de energia fotovoltaica às demais políticas em curso no Governo de Minas, para alcançar os objetivos da política de energia do estado. 

O Trilhas de Futuro, projeto da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) que investiu na expansão da oferta gratuita de educação profissionalizante, é um exemplo. Nele, a Sede demandou cursos da carreira de energia solar fotovoltaica nas regiões em expansão ou potencial crescimento de instalações de usinas. 

Nos municípios solicitados foram disponibilizadas 1.080 vagas específicas para o curso técnico em sistema de energia renovável, além das quase 10 mil oportunidades para as formações em eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica e outras relevantes para o setor fotovoltaico. 

Redução da emissão de carbono

A atuação do Estado busca não só ampliar a geração de energia em Minas, mas também adequar as ações de Governo às obrigações assumidas para a redução da emissão de carbono, como o pactuado na campanha global “Race to Zero” (Corrida para Zero), assinada pelo governador Romeu Zema em 2021.



Últimas