Implantação de Feira Livre deve impulsionar vendas da agricultura familiar em Três Marias

A Emater-MG atua na organização e orientação técnica dos feirantes, além de ter sido responsável pela mobilização e capacitação dos produtores, cadastramento e elaboração do regimento interno da feira

Um dos grandes desafios enfrentados pela agricultura familiar é a comercialização de seus produtos. Obstáculo que pode ser superado com a implantação de feiras livres. As feiras incentivam a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando à melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação de uma feira livre no município de Três Marias, na região Central do estado.

A iniciativa conta com a parceria da prefeitura, por meio das secretarias estaduais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Associação dos Agricultores Familiares e Associação da Fazendinha Comunitária. A expectativa é fortalecer o comércio local, reduzir o êxodo rural, favorecer a sucessão familiar e estimular o turismo no município. “Reconhecemos a importância do produtor rural, aquele que produz os alimentos que chegarão às nossas mesas, alimentando nossas famílias”, destca prefeito de Três Marias, Adair Divino.

A feira livre recebeu o nome do produtor Elói Telles de Menezes, falecido há 13 anos, que é considerado um pioneiro e inovador na agropecuária do município. A inauguração do espaço aconteceu no início de outubro. A prefeitura de Três Marias cedeu o espaço para os produtores e é responsável pelos gastos com água e energia elétrica. A feira funciona todos os sábados, das 6h às 13h, em frente ao espaço JK, no Centro da cidade.

A Emater-MG atua na organização e orientação técnica dos feirantes, além de ter sido responsável pela mobilização e capacitação dos produtores (com o apoio da Vigilância Sanitária), cadastramento e elaboração do regimento interno da feira.

Segundo a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Ariane Martins, foram cadastradas 58 famílias. “Agora, estes agricultores familiares poderão oferecer seus produtos diretamente ao consumidor, gerando mais renda e, ao mesmo tempo, o consumidor pode adquirir produtos de qualidade, com preços acessíveis e ter certeza da procedência dos alimentos”, diz a técnica da Emater-MG.

A feira oferece diversos produtos, como hortaliças, quitandas, queijos, doces, temperos, artesanatos e mudas. “A expectativa dos feirantes é que a feira se torne um importante ponto de comercialização nos próximos anos e essa venda direta aumente a nossa renda e melhore o escoamento da nossa produção", diz a agricultora Suely.

“É uma grande conquista para os agricultores, trabalho este que vem sendo construído há muito tempo. Temos boas expectativas que esta feira sirva de modelo para implantação em outros municípios", destaca o gerente regional da Emater-MG em Curvelo, Renato Massao.

Um dos pontos principais para o sucesso é o arranjo de uma comissão responsável pela administração da feira, formada por agricultores familiares. Para comercializar os produtos no local, o agricultor interessado deve formalmente fazer seu cadastro na Emater-MG.