Inauguração de serviço de tomografia em Itaobim vai beneficiar mais de 80 mil pessoas no Vale do Jequitinhonha

Governo de Minas investiu R$ 1,5 milhão para compra do equipamento que vai atender seis municípios da região

Mais de 80 mil pessoas da região do Vale do Jequitinhonha estão ganhando importante recurso para cuidados com a saúde, graças à entrega de um tomógrafo ao Hospital Vale do Jequitinhonha (HVJ), em Itaobim. A população da cidade e de outros cinco municípios não precisará percorrer grandes distâncias para realizar exames agora disponíveis com o equipamento, entregue pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Nesta sexta-feira (1/9), o governador Romeu Zema fez a entrega simbólica do aparelho na cidade de quase 20 mil habitantes. A um custo de R$ 1,5 milhão, o tomógrafo também atenderá os municípios de Comercinho, Itinga, Medina, Monte Formoso e Ponto dos Volantes. “Estamos acabando com os vazios assistenciais que existiam em Minas Gerais, que eram muitos, o que significa melhor atendimento, mais conforto e saúde para os mineiros”, celebrou Zema.

O governador de Minas esteve com dois pacientes que puderam ser submetidos à tomografia sem sair da cidade. Ao notar uma perda visual, o vigilante Evandor Alves Pereira, de 36 anos, precisou fazer tomografia do olho em Teófilo Otoni, que não identificou a causa. Agora, ele foi submetido ao exame para verificar se há causas neurológicas para o problema, sem precisar voltar à cidade, em um percurso de 2 horas para ir e 2 horas para voltar. “Era um dia de trabalho perdido, e na minha função eu não posso ser deslocado, é um posto essencial, era sempre complicado fazer essa viagem regularmente. Agora eu tenho essa facilidade, avisei a empresa que vinha aqui, é um alívio não ter que perder tanto tempo”, contou.

A percepção é compartilhada pela cozinheira Elisabete Pereira de Andrade, de 45 anos. Com crises convulsivas que começaram há cerca de oito meses, ela também realizou a tomografia a pedido do neurologista, aliviada por não precisar pegar a estrada. “Já tive que ir a Salinas fazer tratamento de hérnia de disco. A chegada desse aparelho é um privilégio, agora tenho a certeza de que vou fazer o exame e ficar bem”, garantiu Elisabete.

O equipamento vem sendo utilizado para exames de urgência, mas já está em elaboração um fluxo de prestação de serviços para atendimento a outras demandas de saúde, em parceria com administrações locais de todos os municípios da microrregião. Assim, será possível atingir a plena execução do serviço.
Hospital Vale do Jequitinhonha

Com uma média de 60 pessoas atendidas diariamente e 92% dos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Vale do Jequitinhonha oferece atendimento médico nas especialidades de ortopedia, obstetrícia, ginecologia, urologia, nefrologia, cirurgia geral, pediatria, além de ser a primeira porta para atendimento às urgências e emergências para população.

A unidade é de grande relevância para a microrregião de Saúde de Itaobim, além de ser a primeira porta para atendimento a urgências e, ainda, referência de média complexidade.

Investimentos estaduais

Por meio da SES-MG, o Estado também tem investido na saúde de toda a região. Com o Valora Minas, foram investidos R$ 3.341.680,45 desde dezembro de 2021, época em que o programa foi iniciado, até agosto de 2023.

Em dezembro de 2021, por meio da Resolução nº 7869/2021 que “institui repasse de incentivo financeiro para ampliação da Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) no Estado de Minas Gerais”, a unidade hospitalar também recebeu R$ 371.341,87 em investimentos da SES-MG para a ampliação das vagas de hemodiálise.

Mãos Dadas

Gil Leonardi / Imprensa MG

Ainda em Itaobim, Romeu Zema acompanhou o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Professor Sebastião Soares de Carvalho, fruto do Projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que visa fortalecer a política de colaboração entre Estado e municípios.

Ao lado do secretário Igor de Alvarenga, o governador vistoriou a execução das intervenções na infraestrutura da unidade, como a construção de quatro salas de aula, um berçário, uma quadra poliesportiva, dois banheiros para estudantes, um refeitório, uma cozinha com lavabo e depósito, e todo o bloco administrativo, composto por sala de professores, direção, supervisão, arquivo e os lavabos.

O Governo de Minas destinou R$1,9 milhão para o convênio do Mãos Dadas com a Prefeitura de Itaobim, que municipalizou o ensino da escola.

O projeto também prevê a reforma de cinco salas de aula, uma sala de informática/biblioteca, uma sala de reunião e os banheiros já existentes. As obras na unidade de ensino estão previstas para serem entregues à comunidade escolar em abril de 2024.

A escola atenderá, além dos anos iniciais do ensino fundamental, a demanda da educação infantil do município, com capacidade para 250 estudantes.