Informações sobre a Covid-19 podem ser obtidas pelo 155 LigMinas

Profissionais de Saúde e cidadãos podem recorrer ao serviço para esclarecimentos

Desde a última quinta-feira (2/4), está disponível no LigMinas 155, opção 2, atendimento específico sobre o coronavírus. O serviço é destinado à prestação de informações sobre o coronavírus e possui duas opções: informações ao cidadão e apoio aos profissionais de Saúde, que estão atendendo os casos suspeitos de Covid-19.

As informações disponíveis na plataforma estão em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em caso de mudanças no protocolo e orientações, por exemplo, toda a equipe é atualizada.

Suporte

O atendimento da SES-MG no 155, opção 2, é feito por duas equipes. A primeira delas cuida do atendimento ao cidadão, com o objetivo de responder dúvidas relacionadas ao coronavírus. A ligação é iniciada por uma gravação. No entanto, se a dúvida não for sanada, o cidadão é direcionado para um atendente que estará de plantão das 7h às 19h, sete dias por semana.

Há, atualmente, nove mensagens gravadas com informações sobre a Covid-19, conforme sequência abaixo:

1. O que é o coronavírus e os grupos de risco;
  2. Sintomas;
  3. Quando ficar em casa ou procurar uma unidade de saúde;
  4. Prevenção;
  5. Transmissão;
  6. Possibilidade de pegar ou transmitir para animais de estimação;
  7. Existência de vacinas ou tratamento contra o coronavírus;
  8. Quando usar máscara;
  9. Canais oficiais de informações sobre o novo coronavírus.

Outra equipe da SES-MG - formada por médicos e enfermeiros - oferece suporte aos profissionais de Saúde que estão realizando atendimentos aos casos suspeitos de Covid-19. Pela chamada, é possível solucionar dúvidas e demandas sobre a notificação de casos ou sobre questões de condução no atendimento nessas situações.

“O desenvolvimento do atendimento pelo 155 opção 2 é uma ação da SES-MG para que a população sane suas dúvidas de maneira confiável, com acesso às informações de forma segura. Orientamos que todas as pessoas utilizem estes canais, que serão frequentemente atualizados para que assim tenhamos pleno conhecimento de toda a situação que vivemos atualmente”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Além do atendimento pelo LigMinas 155, a população também pode acessar os sites da secretaria - www.saude.mg.gov.br - e o www.saude.mg.gov.br/coronavirus ,que reúne todas as informações disponibilizadas sobre o enfrentamento à pandemia, como informes epidemiológicos, resoluções,  notas técnicas, orientações para população e profissionais de Saúde, peças gráficas para download, entre outros documentos.