Invest Minas apresenta projetos turísticos de Poços de Caldas a potenciais investidores em São Paulo

Concessão de complexo turístico da cidade poderá resultar em investimento de R$ 36,7 milhões

A Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Invest Minas, e a Prefeitura de Poços de Caldas, em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), realizaram nesta segunda-feira (3/8), um “roadshow” para apresentar o potencial turístico do município mineiro a possíveis investidores. Durante o evento foram disponibilizadas informações sobre a concessão de cinco equipamentos turísticos na cidade.

Poços de Caldas é um dos municípios das mais conhecidos de Minas Gerais e possui diversos atrativos turísticos que permitem leque variado de experiências para o turista. O município é o único do Sul do estado, por exemplo, a aparecer na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro, estudo coordenado pelo Ministério do Turismo.

Este “roadshow” em São Paulo foi a primeira de uma série de iniciativas que a Invest Minas, por meio da assessoria de negócios em turismo, pretende apoiar para o setor no estado. A agência proporcionou o encontro com seletos e potenciais investidores para apresentar as oportunidades que o município de Poços de Caldas pretende concessionar.

Sede / Divulgação

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, “o turismo deve ser visto como estratégico para atração de novos investimentos, além da geração de emprego e renda no estado. Incentivar este ramo significa promover a economia, principalmente neste período pós-pandemia, no qual observamos um reaquecimento no setor", disse.

A assessora estratégica para Economia do Turismo na Invest Minas, Bárbara Botega, endossa a opinião. "A iniciativa faz parte do entendimento do governo que o turismo, em toda sua transversalidade, deve ser visto como uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, ressaltou.

Complexo turístico em concessão

Entre as possibilidades de investimento em Poços de Caldas está a concessão de cinco equipamentos turísticos:

✔ Complexo Cristo Redentor - teleférico e a rampa de voo livre (que compreendem dois espaços turísticos);
✔ Fonte dos Amores;
✔ Recanto Japonês;
✔ Complexo Turístico Véu das Noivas.

Investimentos

O projeto prevê investimentos de R$ 36,7 milhões em uma concessão de 35 anos. Todo o processo de elaboração do edital e suas modificações ao longo de três anos foi acompanhado por uma equipe do BDMG, em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo.

A empresa vencedora para a construção do projeto destinará o valor investido para a substituição de equipamentos, bem como construção e melhorias nas instalações dos pontos turísticos. Em contrapartida, poderá explorar economicamente os espaços pelo mesmo período. O município manterá a propriedade dos imóveis e será remunerado mensalmente por essa cessão, além de arrecadar recursos da concessionária com a cobrança do ISS sobre os serviços oferecidos.

“Estamos muito felizes com a repercussão desse evento em que apresentamos a nossa cidade. Acredito que, com essa reunião que contou com todo o apoio do Governo de Minas, por meio da Invest Minas; tenham interessados para o edital de concessão com empresas de grande porte. Poços passará por um momento de modernização e ampliação do turismo”, afirmou o prefeito da cidade, Sérgio Azevedo.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.