Investimento do Governo de Minas faz a diferença para garantir novos equipamentos ao Hospital Municipal de Ipanema

Ampliação da unidade vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas da região; Estado repassou mais de R$ 1,3 mi por meio de convênio com a prefeitura

Município se torna referência para atendimento de urgência e emergência de gestantes também para cidades vizinhas

Governo de Minas / Divulgação

O governador Romeu Zema vistoriou, neste sábado (22/7), o Hospital e Maternidade Municipal Anna Paes Dias de Assis, em Ipanema, no Vale do Rio Doce.

A unidade - que está sendo ampliada para reforço no atendimento à saúde de sua população e do entorno - recebeu mais de R$ 1,3 milhão do Governo de Minas, por meio de convênio firmado com a prefeitura, para garantir a compra de equipamentos que viabilizam o funcionamento do hospital.

O valor repassado pelo Estado via convênio foi usado para a compra de equipamentos como: ar-condicionado, armários, berço aquecido, aparelho de anestesia, autoclave horizontal, bisturi elétrico, bomba de infusão, incubadora de transporte neonatal, estetoscópio, monitor multiparâmetros, fórceps obstétrico, espéculo vaginal, cureta ginecológica, ventilador, computador, tesouras, pinças, entre outros.

Governo de Minas / Divulgação

Mais atendimentos

A ampliação da unidade, que inaugurou um novo andar neste sábado, vai beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas da região. Além disso, a expansão transforma o município de Ipanema em referência para atendimento de urgência e emergência de gestantes também dos municípios vizinhos (Pocrane, São José do Mantimento, Taparuba e Conceição de Ipanema).

A previsão é que sejam realizados cerca de 400 partos por ano. Além disso, a unidade contará com 54 leitos e deve atender, em média, de 80 a 100 pessoas por dia na urgência e emergência.

O hospital começou a ser erguido em dezembro de 2021, com o objetivo de atendimento 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro pavimento, onde estão os consultórios ginecológicos, pediátricos e blocos cirúrgicos, foi inaugurado em março, com presença do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Compromisso

Entre 2019 a 2022, o Governo de Minas repassou mais de R$ 10,5 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Ipanema para auxiliar na gestão da Saúde da cidade.

No município, há também o Hospital São Vicente de Paulo, beneficiário do Valora Minas - Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais. A iniciativa tem como foco os usuários do SUS e, para tanto, atua para qualificar, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante organização das redes de atenção e otimização da alocação de recursos nos territórios de saúde. De dezembro de 2021 até o momento, a unidade já recebeu R$ 1,6 milhão em aportes do governo estadual.

13ª Festa do Queijo

O título é novamente mineiro. O governador Romeu Zema esteve na 13ª Edição da Festa do Queijo de Ipanema, festa conhecida por sempre apresentar o maior Queijo Minas Padrão do mundo, produzido na cidade, e quebrando seu próprio recorde.

Em 2023, a empresa 'Laticínio Dois Irmãos' produziu o maior queijo do planeta, usando 26 mil litros de leite, a fim de quebrar o recorde do ano passado, com utilização de 25 mil litros. A expectativa era que o peso do queijo ultrapassasse os 2,53 mil quilos, batendo os 2,45 mil quilos de 2022. E deu certo: a peça atingiu mais de 2,7 mil quilos.

Cristiano Machado / Imprensa MG

“Essa festa é marcante, pois o queijo bateu, mais uma vez, o recorde mundial. Tenho certeza de que o queijo mineiro, a cada ano que passa, fica mais famoso, mais conhecido e com uma qualidade melhor”, destacou o governador.

Zema também enfatizou a importância do trabalho da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas - Emater-MG, IMA e Epamig - pelo trabalho desempenhado para certificar, aprimorar e agregar mais valor às iguarias mineiras.

“Todas elas estão trabalhando constantemente pela melhoria dos nossos produtos como o próprio queijo, a cachaça e os doces”, ressaltou.

Para a produção da iguaria recorde, a empresa mobilizou aproximadamente 30 colaboradores. Durante o evento, o queijo gigante desfilou em carro aberto pelas principais ruas da região e, ao final, foi cortado e distribuído para o público presente. A mesma situação ocorreu com o maior doce de leite do mundo, que usou 2,6 mil litros de leite e 670 quilos de açúcar. A quitanda fabricada pela 'Doces Nhá Nair' também foi compartilhada com a população.

Um dos eventos mais importantes do estado, a Festa do Queijo de Ipanema é realizada anualmente desde 2011, gerando renda para o município, com mobilização do turismo e comércio locais.

Encontro com lideranças

Mais cedo, em Mutum, também na região do Rio Doce, o governador se reuniu com o prefeito Claudinei Clemente e autoridades locais. Ele conversou com a população em passagem pelo centro da cidade.