Jogos do Interior de Minas retornam com edição especial para o futsal

Competição será disputada entre março e junho. Conheça as primeiras cidades-sede e como atletas e municípios podem se inscrever 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas divulgou, nesta sexta-feira (2/2), as primeiras cidades que receberão os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi): Araguari, Curvelo, Pará de Minas e Ponte Nova. 

Ao todo, oito municípios serão sedes dos jogos nesta retomada da competição, que terá edição especial dedicada ao futsal. 

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com as prefeituras municipais, e busca promover o esporte e a participação ativa de atletas do estado. 

“O Jimi-Futsal promete movimentar a modalidade em todos os cantos do nosso estado. Tenho a certeza de que será uma festa esportiva muito importante. Contamos com todos os municípios, com todos os atletas e todos os amantes do futsal para participar com a gente nessa retomada. Será um grande evento”, comemora Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Sedese. 

Para selecionar as cidades, a Sedese analisou o Caderno de Encargos enviados pelos municípios, em dezembro de 2023, e identificou aqueles que estavam melhor preparados para sediar o evento. 

Público 

Podem participar do Jimi-Futsal atletas, federados ou não, exclusivamente nascidos ou com domicílio eleitoral em Minas Gerais, que tenham idade a partir de 16 anos, em ambas as categorias, masculina e feminina. 

“O Jimi-Futsal é uma competição importante no calendário esportivo mineiro, oportunidade de fortalecer laços esportivos, educacionais e culturais do estado, além de uma janela de oportunidades para profissionais e atletas”, destaca Pedro Ogando, da Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento da Sedese. 

Cronograma e inscrições 

Disputada entre março e junho, o Jimi-Futsal será dividido em duas etapas: microrregional e estadual. As microrregionais ocorrerão em duas datas distintas, com quatro sedes em cada. 

A primeira etapa da microrregional será realizada entre os dias 27 e 31/3. A segunda etapa, que ainda não tem sedes definidas, será entre os dias 1 e 5/5. Já a etapa estadual está marcada para ser disputada entre os dias 29/5 e 2/6, em sede única ainda a ser escolhida. 

Para se inscreverem, tanto atletas quanto municípios precisam ficar atentos ao cronograma de execução que tem datas específicas para cada etapa da microrregional. 

O público interessado também deve observar a Listagem de Municípios por Microrregião, bem como os Regulamentos Geral e Específico da competição. 

Confira

Cronograma de execução 

Listagem de municípios por microrregião 

Regulamento geral 

Regulamento específico 



Últimas