Jovens de centro socioeducativo aprendem sobre processos financeiros e contábeis

Unidade do Alto Paranaíba oferece mais de 50 atividades com foco no desenvolvimento profissional para acesso ao mercado de trabalho

  • ícone de compartilhamento

Sejusp/divulgação

Em 160 horas de aula, distribuídas em pouco mais de dois meses, jovens internados no Centro Socioeducativo de Patrocínio, no Alto Paranaíba, estão sendo preparados para atuar como assistentes financeiros. A iniciativa é fruto de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
As aulas são realizadas diariamente, das 19h às 22h, de modo totalmente on-line e dentro da própria unidade. Durante a capacitação, os jovens aprendem a organizar e executar atividades relacionadas a contas a pagar e a receber, controle e movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa e de lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária, entre outras habilidades. 
 
A terapeuta ocupacional do centro socioeducativo, Clarisse Alves, tem acompanhado os três jovens selecionados para participar do curso. Ela conta que o intuito é apresentar um novo caminho, com possibilidades profissionais.
 
“Acreditamos que capacitando os jovens para o mercado de trabalho eles estarão tão qualificados quanto qualquer outra pessoa para ter acesso a novas oportunidades e redefinir trajetórias, ampliando perspectivas de vida e permanecendo, assim, longe da criminalidade”, afirma Clarisse.

Com a conclusão do curso, os jovens estarão aptos a atuar nos processos financeiros e contábeis em segmentos como comércio de bens, serviços, turismo e demais ramos da economia, explicou Clarisse. 
 
Outro futuro
 
Juan Silva*, 18 anos, está internado em Patrocínio há pouco mais de um ano e contou que tem aproveitado o tempo para fazer o máximo de cursos oferecidos: já se capacitou em segurança na construção civil e repositor de mercadoria em supermercados, entre outros. “Sei que quanto mais a gente estiver qualificado, maior a chance de conseguir um bom emprego lá fora. Surgiu esta oportunidade de assistente financeiro e estou aprendendo muito. Tenho certeza que se surgir uma vaga nessa área, eu poderei concorrer e fazer um bom trabalho”, afirma, confiante. 
 
Renato Santos*, 19 anos, por sua vez diz gostar mesmo é da vida no campo. Já fez alguns cursos na unidade e o que mais gostou foi o de corte de gado. “Fui criado no campo, mexendo com bicho, e acho que lá é onde eu me sinto mais feliz. Estou gostando muito deste curso porque aprendo a lidar com finanças e isso ajuda tanto para a nossa vida pessoal, quanto para o trabalho. Sinto que tenho me tornado mais qualificado para conseguir uma boa vaga de emprego quando sair daqui”, detalhou. 
 
Já José Felipe*, de 18 anos, está internado há 10 meses e contou que este é o primeiro curso profissionalizante que está fazendo na vida. “Eu nunca tive a oportunidade de pensar em fazer algo assim. Está me ajudando a compreender muita coisa e a perceber que posso, sim, ter chances no mercado de trabalho e não me envolver mais na criminalidade. Estou gostando muito”. 
 
 Cursos

 
O curso de assistente financeiro começou no dia 10/5 e a previsão de conclusão é em 17/7. Além dele, a unidade socioeducativa oferece cerca de 50 outros cursos de capacitação pela plataforma Uaitec. Todos os treinamentos têm como objetivo facilitar o ingresso no mercado de trabalho e dar novas oportunidades para os jovens acautelados.
 
* Os nomes são fictícios para preservar a identidade dos adolescentes, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Últimas