Laboratório da Unimontes amplia capacidade para testes de covid-19

Com novo equipamento, unidade localizada no Norte de Minas dobra volume de diagnósticos realizados por semana

Equipamento automatiza coleta de material genético para testes da covid-19

O Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, unidade que realiza, gratuitamente, desde o início de julho, diagnósticos do SARS-CoV-2 para Montes Claros – e com abrangência para a macrorregião do Norte de Minas, acaba de ampliar a capacidade de testagem.

A expansão é fruto da chegada do equipamento Maxwell® RCS 48, doado por empresa dinamarquesa, que automatiza uma das principais etapas de análise do material genético de cada teste e, com isso, amplia a capacidade de diagnóstico para covid-19 em duas vezes.

O professor doutor Mauro Xavier, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Unimontes e que integra a equipe de pesquisadores do Laboratório da Unimontes, afirma que o equipamento também amplia a qualidade do serviço, a segurança do operador e a preservação da amostra, gerando laudos de excelência.

Reforço

A estruturação do laboratório para atender ao protocolo técnico para realização dos diagnósticos da covid-19 conta com a colaboração em recursos, equipamentos e insumos de entidades públicas e privadas, e de esforços das secretarias estadual e municipal de Saúde.

Desde os primeiros diagnósticos realizados, do dia 1 de julho até agora, a unidade liberou 450 laudos referentes à covid-19, uma média de 150 análises por semana – número aferido ainda durante a execução do método manual de extração de RNA.

Agora, com o método automatizado, a projeção é realizar até 300 análises semanais, duas vezes a mais do que o quadro atual. "A chegada do aparelho vai aumentar significativamente a capacidade de processamento de amostras, reduzindo o tempo de liberação do resultado”, detalha o professor doutor André Luiz Sena Guimarães, pró-reitor de pós-graduação da Unimontes e coordenador do laboratório.

---
Saúde Digital MG - Covid19 é uma plataforma para auxiliar na autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo direcionamento para acesso à rede de Saúde do Estado. O aplicativo está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS).