Mais de 3.400 jovens de Paracatu já estão em cursos profissionalizantes gratuitos do Trilhas de Futuro

Outras 2.881 novas vagas foram disponibilizadas em 2022, com 17 diferentes opções de curso

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Thaís Alves está no segundo período do curso técnico em Segurança do Trabalho (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), está investindo na profissionalização de jovens. Em Paracatu, na região Noroeste do estado, 3.461 estudantes começaram a sua especialização técnica gratuita no último ano. Os alunos puderam escolher cursos de diversas áreas, como enfermagem, estética, mecânica, mecatrônica e segurança do trabalho. 

O governador Romeu Zema conversou, nesta sexta-feira (13/5), com estudantes da Escola Império Educacional, uma das instituições de ensino parceiras do programa em Paracatu.  Zema falou sobre a importância do investimento na capacitação profissional dos mineiros.

"Quem está participando do programa está tendo uma oportunidade que não existia, porque nenhum governo tinha a visão de qualificar as pessoas. Sei de empresas que estão com vagas de emprego em aberto e não conseguem profissionais. Por outro lado, tem gente querendo trabalhar, mas não está devidamente qualificado. O que o Trilhas de Futuro faz é dar oportunidades para as pessoas se capacitarem para trabalhar", declarou o governador.

Quando fez a sua matrícula em Segurança do Trabalho, a Thaís Alves ainda estava grávida e sabia da necessidade de estudar para garantir um futuro melhor para o filho. Agora, no segundo período do curso, ela traz o pequeno Gabriel para a sala de aula.

"É um desafio conciliar a maternidade com os estudos, mas eu tive o apoio da escola desde o início e os meus colegas também entendem a minha situação.  O curso tem sido excelente e espero que eu consiga ser uma excelente profissional com essa capacitação", contou Thaís.

Maria José Aragão realizou o sonho de estudar com o Trilhas de Futuro (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)


Sonho

O Trilhas de Futuro não contemplada apenas os jovens. Com 44 anos, Maria José Aragão nunca tinha tido oportunidade de estudar. Foi por meio do programa que ela conseguiu realizar esse sonho. "Faço geladinho e artesanato para me sustentar e ajudar os meus três filhos a estudar. Quando ouvi sobre o Trilhas, tive certeza de que era a chance que precisava. Se não fosse o programa, não teria condição de pagar o curso de técnico de Enfermagem", confessou Maria José.

Mais pessoas serão beneficiadas pelo programa em Paracatu. Em 2022, na segunda edição do programa, foram ofertadas 2.881 novas vagas no município, com 17 opções de curso.

O Trilhas de Futuro disponibilizou, em todo o estado, 115 mil vagas para estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também pessoas que já concluíram essa etapa de ensino.



Últimas