Mais de 4 mil pessoas participam do Enem Prisional em Minas

Estado ficou em segundo lugar em número de inscritos e terá prova em 156 unidades

imagem de destaque
O Enem PPL é gratuito, realizado pelo Inep e tem participação voluntária
  • ícone de compartilhamento

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) está sendo aplicado nos sistemas prisional e socioeducativo. Os participantes fazem as provas nesta terça e quarta-feira (23 e 24/2).

Minas Gerais é o segundo estado do país com o maior número de detentos inscritos para a prova. Este ano, 4.210 pessoas fazem o o teste em unidades prisionais de todas as regiões mineiras.

Provas

De acordo com a coordenadora de Educação Básica e Ensino Superior do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Fernanda Jabbur Machado, a aplicação das provas respeita os protocolos de segurança e saúde, necessários neste período de pandemia de covid-19. “É muito gratificante saber que mesmo em um momento tão atípico, Minas Gerais conseguiu inscrever mais de quatro mil custodiados no Enem-PPL”, destaca.

A Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria) é o local com o maior número de inscritos no sistema prisional mineiro. Nesta terça-feira (23/2), 161 presos da unidade fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e redação. Na quarta-feira (24/2) é dia de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. 

Vale lembrar que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença entre as duas provas é que o primeiro exame é feito dentro de unidades prisionais e socioeducativas.

Divulgação / Sejusp

Para todos

Em Minas, até mesmo unidades de menor porte, como os presídios de Itapagipe, Januária, Congonhas e Manga, estão empenhados em propiciar oportunidades de acesso à educação aos detentos. O número de inscritos não foi diferencial ou empecilho para o comprometimento das equipes em preparar os espaços para a realização da prova, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem em todo o país. 

Nas unidades em que o número de inscritos foi reduzido, como é o caso do Presídio de Pedra Azul, localizado na região Nordeste do estado, tudo foi preparado com o mesmo cuidado para que um único preso pudesse fazer o exame e tentar uma vaga no ensino superior.

“Estamos aplicando a prova no nosso novo espaço, construído para finalidades educacionais. É de muita importância para nós, gestores, participar da evolução de pessoas que estão com o intuito de mudar de vida e sair daqui melhores do que entraram”, ressalta o diretor-geral da unidade de Pedra Azul, Nilson Bispo.

“Nada melhor do que dar a oportunidade ao indivíduo privado de liberdade de participar de uma prova de nível nacional, para posteriormente cursar uma faculdade”, completa o diretor-geral.

Sistema socioeducativo

O exame também está sendo aplicado em sete centros socioeducativos do Governo do Estado. Ao todo, 90 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participam. A prova é feita em Passos, Uberlândia, Patrocínio, Unaí, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni e Sete Lagoas. A unidade de Uberlândia tem o maior número de inscritos do estado, com 13 adolescentes.

“Estamos promovendo a educação, reforçando o vínculo do adolescente com os estudos. Já tivemos muitos adolescentes que conseguiram uma vaga na universidade a partir das notas do Enem PPL aplicado dentro das unidades”, observa Poliane Silva, diretora de Educação e Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Enem PPL

O Enem PPL é gratuito, realizado pelo Inep e tem participação voluntária. Em Minas, a aplicação da prova é organizada pela diretoria de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, da Sejusp.

Histórias inspiradoras de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e de presos que conseguiram superar as adversidades e cursar o ensino superior podem ser conferidas em www.seguranca.mg.gov.br.



Últimas