Meio Ambiente acompanha mutirão de castração e microchipagem de animais domésticos em Três Corações

Convênio prevê a realização de 1.460 castrações na cidade, por meio do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos

Terminou nesse domingo (3/3) um mutirão para castrar gratuitamente cães e gatos na cidade de Três Corações, no Sul de Minas. Ao longo de cinco dias, os animais também passaram por identificação com microchip, ações que fazem parte do convênio entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Prefeitura de Três Corações.

O mutirão prevê a castração de 1.460 cães e gatos na cidade e está inserido no Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, voltado para cães e gatos em situação de vulnerabilidade e para a população de baixa renda em todo o estado, através de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e organizações da sociedade civil.

Semad / Divulgação

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, explica que a castração é um método mundialmente reconhecido por ser altamente seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos urbanos, com benefícios para os próprios bichos e para a saúde pública.

“A castração atua na prevenção e redução de diversas doenças. Além de reduzir a taxa de natalidade, colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social que pode ser revertido com a castração, gerando a diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos e maus-tratos”, detalha Marília Melo.

O programa conta com investimentos de cerca de R$ 40 milhões, formalizados por meio de emendas parlamentares e recursos próprios da Semad, firmados ao longo dos últimos quatro anos e voltados à população de baixa renda e animais em situação de vulnerabilidade. Em Três Corações, o investimento neste convênio foi de R$ 500 mil, obtido via emenda parlamentar.

“É um avanço da política de manejo ético populacional dos animais domésticos do município, realizado por pessoas sérias que fazem um excelente trabalho em prol da causa animal e de toda a sociedade de Três Corações”, afirma a diretora de Fauna Doméstica da Semad, Valéria Orozimbo, que acompanhou o mutirão na cidade, nessa sexta-feira (1/3). “A prefeitura, seus profissionais e a Câmara Municipal executam um trabalho engajado, de qualidade e humanizado”, conclui Valéria.

Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos

Para o Subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, essa é uma política pública que tem avançado mais a cada dia em Minas. “Nossos mutirões estão levando qualidade de vida para os animais e prevenção e redução de doenças para toda a população. Além disso, estamos tratando de um problema social, que é o abandono e os maus-tratos, que podem ser revertidos com as castrações”, frisa Diogo.

Desde 2019, quando a Semad assumiu a competência de apoiar os municípios na gestão das políticas públicas de Fauna Doméstica, já foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas, com mais de 400 municípios beneficiados com castrações do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.