Melhorias no asfalto da MG-190 avançam no Triângulo Mineiro

Mais de 12 quilômetros de pavimento já foram recuperados e receberam nova pintura de faixas de sinalização

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EPR Triângulo / Divulgação

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) está acompanhando de perto as melhorias que estão sendo executadas pela concessionária EPR Triângulo, responsável por 627,4 quilômetros de rodovias na região do Triângulo Mineiro. Entre os destaques está a recuperação do pavimento da MG-190, entre Romaria e Nova Ponte, que já recebeu mais de 12 quilômetros de asfalto novo e de faixas de sinalização revitalizadas.

Paralelamente, a concessionária mantém os serviços de tapa-buracos na MG-190, que até o momento já contemplou mais de 33 quilômetros do segmento, e a limpeza de vegetação, executada em toda a extensão do trecho.

Demais rodovias

Todas as nove rodovias que compõem o lote de concessão estão recebendo intervenções no pavimento e trabalhos de conservação e manutenção. Cerca de 90% da malha sob responsabilidade da empresa estão com o serviço de tapa-buracos em dia e 100% das rodovias receberam o primeiro ciclo de roçada da vegetação.

Na MGC-452, aproximadamente 34 quilômetros do asfalto foram recuperados, enquanto na MG-427 os motoristas já circulam em 13 quilômetros de pistas novas.
 

EPR Triângulo / Divulgação

A concessionária também já executou 41 quilômetros de microrrevestimento asfáltico na BR-452 e outros 71 quilômetros na MGC-462. A técnica possibilita a regularização e conservação do pavimento, trazendo mais conforto e segurança para quem transita pelas rodovias.

Conforme contrato de concessão, neste ano de 2023, devem ser realizados os trabalhos iniciais de correções e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda extensão dos 627,4 quilômetros de malha concedida.

Investimentos

No total, serão investidos no lote Triângulo Mineiro cerca de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.

O contrato, com prazo de 30 anos, prevê que a concessionária realize a exploração da infraestrutura, operação, manutenção, monitoramento, conservação, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço.

A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após o cumprimento de obrigações por parte da concessionária, como a conclusão das metas dos serviços iniciais ao longo dos trechos rodoviários, previstas para serem realizadas em nove meses.



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