Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed abre inscrições para turmas de 2024

Fundação oferece 15 vagas para o mestrado; inscrições terminam em 22/1/2024

Aliar um mestrado voltado para profissionais que tenham como intuito se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho, com toda a experiência de uma instituição centenária como a Fundação Ezequiel Dias (Funed). É esse o objetivo do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), que ainda tem como diferencial o fato de ser totalmente gratuito.

Ao todo, serão oferecidas 15 vagas para profissionais com nível superior completo, aprovados e classificados conforme especificações do edital, que pode ser consultado neste link.

As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser realizadas até as 16h do dia 22/1/2024 (somente em dias úteis), pessoalmente ou pelos Correios, no endereço especificado no edital.

O programa visa promover a formação de recursos humanos qualificados para atuação em setores produtivos, empresas de base biotecnológica e instituições de ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica. Realizado de forma presencial, o Mestrado é oferecido na sede da Funed, em Belo Horizonte.

A coordenadora do PPGBiotec Funed, Clara Guerra, ressalta que a novidade deste ano é que o comprovante de proficiência em língua inglesa não precisa ser apresentado necessariamente no ato da inscrição, como nos anos anteriores.

O candidato, após aprovado no processo seletivo, tem um prazo de até seis meses para apresentar o comprovante. “Sabemos que muitas vezes as provas têm um custo elevado e, alterando esse item no edital, o aluno, já ciente de que foi aprovado no processo, poderá buscar o certificado de proficiência em língua inglesa dentro do prazo de seis meses”, ressalta.

Avaliação da Capes

O Mestrado da Funed recebeu, em setembro de 2022, o resultado da avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa atividade, de acordo com o órgão, é essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.

De acordo com a comissão avaliadora, a análise dos dados e dos indicadores mostram uma rápida consolidação do PPGBiotec Funed que, apesar de recente, já demonstra um perfil tecnológico relevante na área, o que o levou a receber nota 4.

O curso teve início em 2019 e já está em sua quinta turma, já tendo formado 34 mestres desde sua primeira defesa de dissertação. Ao todo, cerca de 70 alunos passaram pelo Mestrado da Funed e a próxima turma terá início em março de 2024.

A doutoranda Bianca Rocha dos Anjos, que foi estagiária da Funed em 2016, quando fazia a graduação em Ciências Biológicas. “Sempre admirei a instituição, a infraestrutura e os profissionais com quem tive contato. Por isso, quando ingressei no mestrado, em 2021, continuei tendo ótimas experiências com colegas e professores, além de ter adquirido muito conhecimento na área de biologia celular”, revela.

Atualmente, Bianca é bolsista de doutorado no Programa de Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é orientada pela pesquisadora da Funed, Luciana Maria, que também foi sua orientadora de mestrado na Funed.

“A doutora Luciana despertou em mim um grande interesse pela ciência e me cativou a continuar na pesquisa depois do mestrado. Tudo que aprendi no meu mestrado foi fundamental para minha entrada no doutorado. Na entrevista, eles me perguntaram se eu sabia fazer os experimentos propostos no projeto e eu pude responder que sabia 90% deles, pois os tinha aprendido durante meu mestrado na Funed”, conta.

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisas: Bioprodutos e Bioensaios e métodos diagnósticos.

“A possibilidade de usar a estrutura da Funed, com seus diversos e bem equipados laboratórios de pesquisa e diagnósticos, e seu moderno e tecnológico parque fabril, que facilitam o desenvolvimento do projeto de pesquisa, é um diferencial para quem deseja ingressar no curso”, destaca a sub-coordenadora do curso, Sílvia Oloris.

O aluno João Paulo Leôncio Magalhães, médico veterinário, que hoje atua em uma empresa que faz parte de uma multinacional francesa, sendo a quinta maior do mundo no ramo veterinário, avalia a importância do curso para seu aperfeiçoamento profissional e pela abertura de possibilidades de progressão de carreira dentro da sua profissão.

“O mestrado profissional, além de capacitar o colaborador para as atividades rotineiras da empresa, para o meu trabalho em específico, que é de controle de qualidade, é enriquecedor dentro do controle de qualidade de nossos imunobiológicos”, reforça.

João Paulo destaca ainda o que considera o principal ponto do programa de Pós-Graduação da Funed, que é o perfil profissional do stricto sensu.

“A pesquisa aplicada no Brasil, com desenvolvimento de novas técnicas e novos escopos, ainda é pouco explorada. Assim, ao meu ver, o ponto mais relevante do Mestrado da Funed é a oportunidade de termos um espaço onde é possível buscar novas ideias e soluções para processos tecnológicos e farmacêuticos”, completa.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o processo seletivo 2024.