MGI Participações cria ferramenta que aprimora administração imobiliária

Novo Sistema de Gestão das Carteiras de Imóveis otimiza inclusão, edição e acesso às informações de um imóvel, desde o histórico de uso até a venda

  • ícone de compartilhamento

 A MGI Participações acaba de desenvolver, internamente, novo software de gestão, o Sistema de Gestão de Carteiras de Imóveis (SGCI), visando otimizar os processos na gestão de carteiras imobiliárias sob reponsabilidade da companhia.

O SGCI é um ERP (Enterprise Resource Planning) e com ele será possível incluir, editar e acessar todas as informações de um imóvel, desde o histórico de uso e registro, até a transferência da propriedade após a venda, de forma remota e com segurança. A solução também oferece relatórios gerenciais por assunto que auxiliam na melhoraria das rotinas da empresa e na tomada de decisões.

O programa foi idealizado para atender às necessidades específicas da MGI Participações na área da gestão e comercialização de bens de não uso, próprios e da administração pública estadual, quando repassados à empresa para alienação e regularização. 

A ferramenta será utilizada em todos os departamentos ligados à administração e comercialização da carteira de imóveis, em substituição às diversas planilhas que cada setor desenvolvia para controle de atividades.

Informações consolidadas

Segundo o diretor-presidente da MGI, Weverton Vilas Boas, "uma das grandes lacunas das organizações é o tratamento das informações que, devidamente consolidadas, facilitam a tomada de decisões da alta direção com o estabelecimento de metas setoriais factíveis. O SGCI surge com esse intuito: buscar eficácia nos resultados, por meio da eficiência de processos, alterando a cultura na prática. Substituimos planilhas por um sistema próprio e customizado com  'DNA' de cada imóvel que passa pela MGI."

De acordo com o desenvolvedor da MGi, Ivan Marra, "o sistema é capaz de armazenar múltiplas informações de imóveis, desde as mais básicas até as complexas. Com o uso dessa ferramenta, é possível consultar individualmente informações de um imóvel ou de um grupo de imóveis. O seu desenvolvimento seguiu os mais altos padrões de arquitetura de software, permitindo a agregação de mais módulos e novos desenhos”.

Ativo  

Desde agosto de 2022, o sistema está em teste e novos módulos, correções e implementações de recursos têm sido adicionados pela Gerência de Administração de Ativos Imobiliários, responsável por compartilhar os dados essenciais para todos os envolvidos no processo de regularização e comercialização de imóveis. 

As próximas etapas incluem a implementação do módulo gerencial, que abarcará todo o controle do sistema, desde utilizadores até alertas de pendências por assunto necessários para o monitoramento dos bens da carteira. 
 



Últimas