Minas apresenta alto nível de transparência pública de dados da covid-19

Livre acesso às informações é fundamental para controle por parte da sociedade

  • ícone de compartilhamento

O Estado de Minas Gerais apresentou, nas últimas avaliações, alto nível nos rankings de transparência pública em dados referente à covid-19. As análises, feitas pela Transparência Internacional e pela Open Knowledge Brasil (OKBR), tiveram pontuações 96 e 95, respectivamente.

A transparência das informações públicas é uma aliada no combate à corrupção, além de ser a ferramenta mais importante para o fomento do controle social. Devido o momento de crise provocado pela pandemia do coronavírus, os estados brasileiros declararam emergência em Saúde Pública, flexibilizando os mecanismos de compras e contratações de bens e serviços relacionados ao enfrentamento da covid-19.

Diante desse cenário, organizações da sociedade civil, como a Transparência Internacional e a Open Knowledge Brasil, criaram metodologias para avaliar a transparência dos Estados, dos municípios e da União quanto às informações sobre suas iniciativas. Minas tem se destacado nesses rankings e a cada rodada mantém alta pontuação nas análises.

“A pontuação e posição no ranking são importantes, pois refletem o esforço e o compromisso do Governo de Minas com a transparência. Porém, o mais relevante é a perspectiva de que é apenas o começo. Atingimos nosso objetivo de fomentar a transparência em uma área tão necessária e sensível quanto à abertura dessas informações”, afirma o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle.



Últimas