Minas apresenta perspectivas e iniciativas para encerramento de lixões em feira internacional

Meio ambiente trabalha para gerir adequadamente resíduos sólidos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve na feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos - IFAT Brasil, que ocorre em São Paulo. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o subsecretário de Saneamento, Anderson Diniz, participaram do evento, a convite da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

A secretária palestrou no painel sobre encerramento de lixões no Brasil e destacou ações desenvolvidas e perspectivas do encerramento dos lixões em Minas Gerais. “É um desafio que precisa ser enfrentado com urgência, para se alcançar os impactos positivos para saúde pública, para o meio ambiente e para a economia”, afirmou.

Além do encerramento dos lixões, a secretária ainda pontuou que durante o processo é preciso ter um olhar muito dedicado para inserção social dos catadores de materiais recicláveis que ainda atuam nessas áreas, para que não aprofunde e agrave ainda mais a situação de vulnerabilidade social na qual se encontram. “Este é um olhar prioritário para a Semad no processo de encerramento dos lixões”, frisou.

Estado

Os últimos dados apurados para o panorama de resíduos sólidos urbanos, em dezembro de 2023, apontam que Minas Gerais apresentava 244 lixões em operação. A Semad vem trabalhando junto aos consórcios públicos e municípios interessados, por meio da celebração de Termos de Cooperação Técnica (TCT), com objetivo de promover, articuladamente, ações para o avanço na gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Importante destacar que a atribuição para a correta gestão dos resíduos sólidos é municipal, no entanto, a Semad trabalha no desenvolvimento de ações de apoio aos municípios no âmbito de suas competências e atribuições, descritas no Artigo 36 do Decreto Estadual nº 48.706/2023.

A feira

A IFAT é a maior feira de tecnologias ambientais na área de resíduos e saneamento do mundo e está pela primeira vez no Brasil. Como parte da programação, uma série de painéis de discussão estão sendo realizados, com temas de impacto para o setor de resíduos no Brasil.