Minas debate internacionalização do turismo e da gastronomia no Senado

Audiência pública discute ações para o desenvolvimento regional; Convidados destacam originalidade e tradições brasileiras

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A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) foi uma das participantes, nesta quinta-feira (30/9), de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal. A 15ª Reunião Ordinária debateu a internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional, tendo, como exemplos, as características gastronômicas e culturais dos estados do Sudeste brasileiro.

Realizada de forma semipresencial, no plenário do Senado, em Brasília, a audiência contou, entre outros convidados, com presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Na oportunidade, ele destacou os atrativos de Minas Gerais – reconhecido nacionalmente como destino de roteiros gastronômicos – no cenário de retomada das atividades turísticas em todo o país.

“Temos que refletir que toda experiência turística é uma experiência cultural. A cultura é o único elemento capaz de promover uma experiência verdadeira na pessoa quando ela está em viagem. Nessa questão da experiência, a gastronomia tem uma função muito importante, pois, em Minas Gerais, 30% das pessoas que nos visitam, querem conhecer o frango com ora-pro-nóbis, o queijo, a goiabada”, destaca Oliveira.

O secretário, aponta, ainda, que a redescoberta do país no cenário de pós-pandemia passa, também, pela questão da originalidade. De acordo com Oliveira, a gastronomia está ligada ao afeto e à proximidade, elementos de segmentação e que podem auxiliar na promoção do turismo.

“Em Minas Gerais, talvez, como em nenhum outro lugar, a cozinha tenha tanto sentido. Nós nascemos na cozinha e nos criamos na cozinha. É lá que temos nosso afeto. A cozinha, em especial a Cozinha Mineira, é muito mais que a gastronomia. Ela significa todo um contexto para o povo mineiro. Estar na cozinha é um ato da própria essência da mineiridade, e são essas descobertas que vão nos impulsionar”, reforça.

Para a senadora Kátia Abreu, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores, as conversas sobre o tema são fundamentais para olhar o desenvolvimento do país além das fronteiras domésticas. Segundo a parlamentar, “Minas é conhecida do Oiapoque ao Chuí. Nós precisamos que ela atravesse o mar e fique conhecida em outras localidades, sendo um roteiro gastronômico internacional”, afirma.

O ciclo de debates sobre o tema faz parte de um dos eixos do plano de trabalho da comissão. O primeiro aconteceu no início de setembro e destacou as particularidades da Região Norte. Ainda ao longo do ano serão pauta das reuniões da CRE as tradições das demais regiões brasileiras.

Também participaram da audiência pública o presidente da Associação das Operadoras de Turismo, Roberto Nedelciu; o gerente de gabinete da diretoria de marketing, inteligência e comunicação da Embratur, André Luiz Lira Reis; o consultor e pesquisador em história cultural, Carlos Alberto Pereira Júnior; e a chef Kátia Barbosa, que enfatizou a necessidade de os brasileiros entendam suas origens para se tornar uma potência gastronômica internacional.


Confira a íntegra da reunião neste link.

Parcerias

Na quarta-feira (29/9), também em Brasília, o secretário Leônidas Oliveira e o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson da Fonseca, estiveram com o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, com a proposta de efetuarem parcerias com a instituição. O objetivo é qualificar os serviços turísticos em Minas Gerais, considerando que o estado vive um momento histórico, de crescimento e reposicionamento na competitividade turística.

Minas Gerais tem registrado, nos últimos meses, importantes e diversos reconhecimentos que atestam o estado como tendência no turismo nacional. Tem crescido 10% a mais que a média dos destinos nacionais, segundo o IBGE. Sendo assim, a parceria com o Sebrae proporcionará aos empreendimentos que fazem parte da cadeia produtiva do turismo no estado, como hotéis, bares e restaurantes e outros ligados ao setor, oportunidades de qualificação, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos no estado e colocar Minas Gerais definitivamente como o principal destino do país.
 



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