Estado distribui mais de 597 mil doses de vacinas contra a covid-19

Imunizantes Pfizer e AstraZeneca fazem parte do 54º lote enviado pelo Ministério da Saúde

Dando continuidade à maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) iniciou, nesta quarta-feira (29/9), o repasse de 597.032 doses de imunizantes contra a covid-19 às Unidades Regionais de Saúde (URSs).

São 483.972 doses da Pfizer, 112.260 da AstraZeneca e 800 da Janssen referentes ao restante do 52º lote (Janssen) e o quantitativo integral do 54º lote.

Clique aqui e acesse a planilha de distribuição da 54ª remessa.

As doses da Pfizer serão destinadas para o atendimento da dose 1 de adolescentes de 12 a 17 anos, conforme critérios de prioridade; dose de reforço para pessoas de 79 a 75 anos que tenham seis meses de aplicação da dose 2; e para completar o esquema de vacinação de pessoas de 49 a 45 anos, referente à 35ª pauta de distribuição.

Os imunizantes AstraZeneca são direcionados para a aplicação da segunda dose em pessoas de 59 a 55 anos, de 54 a 50 anos, trabalhadores industriais e caminhoneiros, referentes à 30ª pauta de distribuição.

As 800 doses da vacina da Janssen serão usadas para reforço em pessoas de 79 a 75 anos de idade, que tenham seis meses de aplicação da dose 2, em municípios com população maior que 500.000 mil habitantes.

Cobertura

Até esta quarta-feira (29/9), o Governo de Minas repassou aos municípios 24.945.029 doses de imunizantes contra a covid-19. O percentual de cobertura vacinal com a primeira dose já ultrapassou 89,95% da população acima de 18 anos, e a segunda dose alcança 50,35%.

Tendo em vista o objetivo principal da vacinação, de reduzir casos graves e óbitos pela doença, é fundamental alcançar coberturas vacinais altas e homogêneas. Para isso, a SES-MG mantém todos os esforços para agilizar a distribuição das doses às Unidades Regionais de Saúde e garantir que os imunizantes sejam aplicados em todo o público-alvo.

Retiram as vacinas na Central Estadual de Rede de Frio, as seguintes URSs a partir de quarta-feira (29/9):

- SRS Barbacena
- SRS Teófilo Otoni
- GRS Unaí

Quantitativo

Acesse vacinaminas.mg.gov.br/ e acompanhe o quantitativo de doses recebidas pelo estado a cada remessa e as principais informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais.