Minas Gerais aplicou mais de 2 milhões  de doses da vacina bivalente contra covid-19

Vacina bivalente contra a covid-19 é recomendada como reforço para pessoas com 18 anos ou mais

Jamile Pedrosa Moura Riguetti, enfermeira, orientando quanto à atualização da caderneta de vacinação de dona Luiza Graciano da Silva (Foto: Eneida Firmes)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu, até 26/5, mais de 4,41 milhões da vacina bivalente contra covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Até 25/5, foram aplicadas, em Minas Gerais, mais de 2,11 milhões de doses de reforço com o imunizante.

Para a população de 80 anos ou mais, a cobertura ainda está em 10,61%. Para as pessoas de 70 a 79 anos, 21,43% e, para o grupo de 60 a 69 anos, 28,47% - indicando baixa cobertura no grupo de pessoas com 60 anos ou mais. No total, 1.540.964 pessoas desse público receberam a vacina.

Há um mês, a SES-MG, conforme orientação governo federal, ampliou a recomendação da vacina bivalente contra a covid-19 como dose de reforço para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais que já tenham recebido pelo menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário, ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço.

Naquele momento, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, reforçou a importância da administração da vacina bivalente, que é eficaz contra novas cepas do coronavírus. “Importante dizer que a covid ainda existe e está circulando muito, especialmente agora no período sazonal. E esta dose aumenta em muito a eficácia do sistema imunológico, sobretudo para óbitos e internações”, afirmou o secretário, logo na ampliação da recomendação.

Regional de Saúde de Divinópolis

A macrorregião de Saúde Oeste recebeu, desde fevereiro de 2023, 208.440 doses do imunizante bivalente para vacinar a população dos 53 municípios da região.

De acordo com o Painel de Vacinação covid do Estado de Minas Gerais, 80.908 pessoas receberam a dose do imunizante na macrorregião de Saúde Oeste. A população de 60 anos ou mais totaliza 68.744 de doses aplicadas.  Em pessoas de 80 anos ou mais, a cobertura ainda está em 13%. Para as pessoas de 70 a 79 anos, 25,32%, e para o grupo de 60 a 69 anos, 30,87%.

A coordenadora  do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de  Saúde (SRS) de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, ressalta a importância da vacina, principalmente para a população idosa, pois  o imunizante protege contra as variantes de covid em  circulação, justamente por já possuírem proteção contra a variante omicron e suas subvariantes, hoje as que mais circulam no território nacional e mineiro.

“A população nesta  faixa etária tem maior probabilidade de complicações e óbitos por doenças respiratórias, não apenas pelo processo de envelhecimento natural que vivem a partir dos 60 anos, como também pela existência de comorbidades, as quais podem complicar na iminência de uma infecção por covid-19”, explicou a coordenadora.

Regional de Saúde de Juiz de Fora

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu, até 26/5, 218.988 doses do imunizante bivalente contra a covid. Dessas, 212.586 foram distribuídas aos 37 municípios que compõem a SRS Juiz de Fora, de acordo com a solicitação feita pelas secretarias municipais de saúde.

De acordo com o Painel de Vacinação covid do Estado de Minas Gerais, 69.471 pessoas receberam a dose do imunizante na região. Na faixa etária de 60 anos ou mais, o número total de doses aplicadas na região foi de  45.211. Em relação à população de 80 anos ou mais, a vacinação corresponde a 11,90%, para as pessoas de 70 a 79 anos, 23,11%, e para o grupo de 60 a 69 anos, 30,07%.

Em Maripá de Minas, município que faz parte da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora,  a cobertura vacinal atualmente é de cerca de 65,09% da população com 60 anos ou mais. Dos 765 idosos cadastrados no município atualmente, 498 foram vacinados. Houve 67 recusas ao imunizante e 200 serão chamados novamente para receberem a proteção contra a covid.

A enfermeira Jéssica Francisca Vieira Ferreira, referência técnica de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Maripá, reforça a estratégia que o município tem adotado para ampliar a vacinação da população de 60 anos ou mais. "Para esse grupo, fazemos agendamento para aplicação da vacina. Assim, evitamos perda de doses e possibilitamos que a pessoa não precise pegar fila. Fazemos busca ativa daqueles que não tomaram doses, com um trabalho de convencimento. Para os acamados, é realizada a visita em domicílio para aplicação”, explicou Jéssica.

Regional de Saúde de Ubá

Um total de 78.360 doses da vacina bivalente contra a covide-19 foram entregues à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, sendo que 99.96% das doses foram entregues aos 31 municípios que fazem parte da área de atuação da GRS Ubá, com objetivo de vacinar a população de 18 anos ou mais (Fonte: Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde / Sies).

O Painel de Vacinação covid do Estado de Minas Gerais aponta que  42.066 pessoas receberam a dose do imunizante na região.  Quanto à população de 80 anos ou mais, a cobertura ainda está em 12,38%, para as pessoas de 70 a 79 anos, 23,97%, e para o grupo de 60 a 69 anos, 29,35%.

Dona Luiza Graciano da Silva, de 65 anos, do município de São Francisco do Glória (a 323 quilômetros de BH), recebeu o imunizante e fala da importância de vacinar para evitar doenças como a covid-19. “Sempre tomei as vacinas para me proteger e também proteger as pessoas ao meu redor, nossos parentes e amigos. Nunca tive problema nenhum, nem dor, nem nada. Lá em casa eu convenci meu marido a tomar a vacina, porque ele não queria, mas é importante e ele se vacinou também”.