Minas Gerais atinge 3 GW em potência instalada de energia fotovoltaica

Estado amplia liderança nacional na produção de energia limpa; número foi revelado na maior feira do setor da América Latina

  • ícone de compartilhamento

Divulgação / Cemig SIM

Minas Gerais alcançou, em 24/8 a marca de 3 GW de capacidade instalada de geração de energia fotovoltaica, somando as modalidades centralizada e distribuída. Esse volume de energia é capaz de abastecer cerca de 1,5 milhões de residências. É a primeira unidade da federação a atingir este número na história, o que isola, ainda mais, Minas Gerais na liderança da geração de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Os números foram revelados durante a Intersolar, a maior feira de energia solar da América Latina, realizada entre os dias 23 e 25/8 em São Paulo. O evento contou com as participações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência Invest Minas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou que a marca histórica reforça o protagonismo de Minas Gerais para esse tipo de energia. “Atualmente, nosso estado responde sozinho por 16% de toda a potência instalada de geração distribuída fotovoltaica em operação do Brasil. Além disso, também fomos o primeiro estado do Brasil a atingir 2 GW em operação somente de energia solar fotovoltaica na modalidade geração distribuída. Quando somamos esse número com a geração centralizada solar, chegamos nos 3 GW. Este resultado é um forte indicador das políticas públicas de atração de investimentos e melhoria do ambiente de negócios. De 2019 para cá, mais de R$ 50 bilhões em energia solar fotovoltaica foram atraídos para Minas Gerais”.

“Minas Gerais é o estado com maior participação nos painéis e palestras do evento, o que prova a nossa imensa relevância neste setor, tanto para o Brasil quanto para o continente americano, além de aumentar nossa responsabilidade de estar sempre inovando para que o estado se mantenha atrativo para investimentos em energias renováveis”, completou o diretor de Atração de Investimentos, Ronaldo Barquette.

Futuro promissor

Minas Gerais caminha para ser um dos maiores polos de geração de energia solar do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), somente as usinas em construção no modelo de geração centralizada (caracterizado por unidades que geram uma grande quantidade de consumidores) terão capacidade de gerar mais 2,6 GW de energia.

Ainda segundo a associação, somadas as capacidades das usinas de geração centralizada outorgadas, ou seja, com construção já autorizada pela Aneel, chega-se a um potencial de 23 GW. Portanto, nos próximos anos, o estado tem previsão de aumentar a sua geração de energia por meio do sol em nove vezes em comparação com o volume atual.

Para garantir o suporte para esse crescimento de demanda, no fim de 2021, o Governo de Minas isentou os tributos para importação de equipamentos e componentes para a geração de energia solar e eólica. A medida garante aos projetos instalados em território mineiro, ampliar o acesso a fornecedores de componentes, melhorando ainda mais a competitividade neste mercado. Os produtos fabricados dentro do estado já possuem essa isenção para venda a usinas solares e eólicas instaladas em Minas. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas