Minas Gerais reforça atenção à criança e ao adolescente com novas instalações do TJMG

Coordenadoria do Tribunal atua para tratar com prioridade ainda maior o direito desse público; Governador ressalta papel transformador da educação nesse processo

  • ícone de compartilhamento

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (19/4), em Belo Horizonte, da solenidade de inauguração das instalações da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Mais que um espaço, a Coinj representa o cumprimento de uma diretriz constitucional, já que o Estado brasileiro deve tratar como prioridade a criança e o adolescente.

De acordo com a desembargadora e superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Valéria Rodrigues Queiroz, os avanços só virão com a união entre as instituições.

“O TJMG demonstra isso com a criação do Coinj, que visa não só atender os juízes, mas também a cooperação com as demais instituições”, afirmou.

O governador Romeu Zema parabenizou o TJMG pela iniciativa e pontuou que o Executivo está contribuindo para, entre outros objetivos, avançar na educação de qualidade para este público. Uma demonstração é o patamar histórico do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio.

“Outra grande contribuição na educação diz respeito ao ambiente escolar. Já reformamos 1,5 mil escolas e vamos reformar mais 2 mil. Com os espaços confortáveis, os adolescentes terão mais interesse de permanecer nas unidades educacionais. Também houve modernização do mobiliário, dos equipamentos de informática e da melhora da merenda”, pontuou.

Segundo o governador, a estrutura educacional contribui para reduzir a evasão escolar. “Temos muito o que fazer ainda, mas estamos no caminho certo”, afirmou.

Já o presidente do TJMG lembrou que a responsabilidade pela proteção da infância e adolescência precisa ser coletiva. “É por isso que inauguramos as instalações da Coinj, com muita satisfação, coordenadoria diretamente ligada a essa sensível temática”, disse.  



Últimas