Minas Gerais reúne representantes de todos os estados no 122º Fórum Nacional de Secretários da Administração

Marco Evangelista / Imprensa MG

Minas Gerais sedia até esta sexta-feira (10/6) o 122º Fórum Nacional de Secretários da Administração, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) em parceria com o Governo de Minas. O encontro reúne representantes de todas as federações do país, incluindo secretários de Estado e grupos de trabalho.

Foram mais de 220 inscritos, um número recorde em relação aos eventos anteriores. Nessa quinta-feira (9/6), primeiro dia de evento, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), os gestores debateram a elaboração de um e-book de boas práticas, que será disponibilizado no final do ano. O material conta com a assinatura da diretora da Fundação Dom Cabral (FDC), Patrícia Becker, do diretor presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros, e do coordenador de projetos da República.org (parceria VAMOS), Diogo Lima.

"Tenho certeza que nesses dois dias haverá muita troca de experiências e buscas por soluções criativas, inovadoras, eficientes e adaptáveis para o aperfeiçoamento da gestão pública em nosso país. É uma oportunidade para compartilhar boas práticas que, nestes últimos anos, têm possibilitado a superação de obstáculos e o enfrentamento de desafios no Estado", destacou o governador Romeu Zema.

Para a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e vice-presidente do Consad, Luísa Barreto, o Fórum promove a troca de conhecimento e contribui com o avanço do país.

“Queremos construir um produto que ajude os governadores, os secretários e os demais gestores a trabalharem melhor, a ganharem tempo com esse aprendizado e a implantarem boas práticas em seus Estados. Tenho certeza que essa entrega vai ser um marco na história não só no Consad, mas de toda a administração pública brasileira. Esse projeto irá subsidiar os Estados para que eles possam garantir que a entrega dos serviços públicos aos cidadãos de todo o país seja cada vez mais efetiva e mais célere”, disse a secretária.

O presidente do Consad e secretário do Estado de Goiás, Bruno D’Abadia, reforçou a oportunidade de buscar ações conjuntas para solucionar desafios da administração pública. "O Fórum em Minas Gerais é mais um meio para o compartilhamento de ideias", apontou.

Já o presidente do BDMG, Marcelo Bonfim, se disse honrado por sediar o 122º fórum Consad. "Quero expressar meu profundo agradecimento por ser palco de uma discussão tão importante em temas relevantes para todo o país", destacou.

Programação

Durante a tarde passada, foram realizadas discussões sobre gestão patrimonial e disseminação de conhecimento em grupos de trabalho com sete eixos temáticos. Entre eles: Escolas de Governo; Gestão de Pessoas; Transformação Digital; Compras Públicas; Ativos, Concessões e PPP; Ciência de Dados e Curso/Capacitação Comissão de Comunicação.

Nesta sexta, o fórum terá atividades durante todo o dia, começando às 9h com o painel de discussão sobre gestão baseada em evidências. A partir das 10h30, os secretários conversam sobre a base de boas práticas e orientações a serem incluídas no e-book. Posteriormente, serão discutidos os modelos de trabalho remoto e programas de gestão de desempenho.

O Consad

Com sede em Brasília, o Consad é formado pelos secretários de Administração/Gestão de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, mantendo encontros periódicos e espaços permanentes de troca de experiências inovadoras e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.

Criado em 2000, a entidade busca atuar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias e dos órgãos correlatos, bem como participar da formulação e implementação das políticas nacionais de administração pública, entre outros.