Minas integra reunião com príncipe Charles sobre atração de investimentos sustentáveis no Brasil

Secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, representou o Estado no encontro para apresentação de experiências e projetos nacionais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais esteve representada no encontro com o herdeiro da coroa britânica, príncipe Charles, e autoridades do Reino Unido, para discutir potenciais investimentos em ações de mitigação, adaptação e neutralização de emissão de gases de efeito estufa. A agenda ocorreu nessa quinta-feira (4/11), durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia.

O Governo do Estado foi representado pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que participou do evento junto a governadores brasileiros para discutir uma série de projetos de infraestrutura e possibilidades de financiamento no Brasil, que possam auxiliar os Estados a alcançarem os compromissos firmados na adesão à campanha RaceTo Zero. 

Durante a agenda, o príncipe Charles falou aos representantes brasileiros sobre a possibilidade de levar ao país a mobilização para investimentos privados em mercados sustentáveis chamada de Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI). A secretária Marília Melo destacou que no período que antecedeu a COP26 foi observada a liderança dos estados brasileiros, cidades e instituições do setor produtivo na adesão à campanha Race To Zero. 

No decorrer do encontro, Marília e os demais representantes brasileiros citaram as experiências e apresentaram projetos feitos em cada unidade federativa. “Entre os principais assuntos discutidos estiveram a restauração florestal e a necessidade de ampliar a cobertura vegetal, além da instalação de infraestruturas resilientes. São temas de grande interesse do governo do Reino Unido para auxiliar cidades e estados em países em desenvolvimento no processo de adaptação e mitigação das mudanças climáticas”, destacou. 

Além de Minas, participaram do encontro representantes do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Pará e Pernambuco. 

Parceria

Especificamente sobre Minas Gerais, o encontro com o príncipe Charles foi uma oportunidade de estreitar a parceria já firmada com o Reino Unido. Em dezembro de 2020, o Estado foi o primeiro do Brasil a assinar acordo com o governo britânico em torno de uma agenda de desenvolvimento verde. O compromisso foi selado com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o governo mineiro e o Reino Unido.

O memorando formaliza a intenção de cooperação em mais áreas para promoção do desenvolvimento sustentável, uma vez que envolve as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Semad), Desenvolvimento Econômico (Sede), e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), além da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Com o desdobramento do acordo, serão estabelecidas ações voltadas ao enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, bem como à transição energética e, a partir disso, elevar Minas Gerais a um Estado referência na temática no Brasil. 

COP 26

Além do encontro com o príncipe Charles, outras agendas foram cumpridas nessa quinta-feira em Glasgow. Junto do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Noraldino Júnior, a comitiva mineira participou de reuniões com órgãos ambientais e parlamentares de localidades diferentes. A agenda buscou a atuação conjunta para a regulamentação de pautas relacionadas à mudança do clima e discussões de ações práticas para o tema. 

Já nesta sexta-feira (5/11), a comitiva mineira teve agenda importante com representantes do InfoClima, parlamentares e do terceiro setor, incluindo o diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Montovani.



Últimas