Montes Claros abre série de Encontros Regionais da Secretaria de Desenvolvimento Social

Evento reuniu representantes de 56 municípios que fazem parte da Diretoria Regional Sedese Montes Claros

Os municípios da Diretoria Regional Sedese-MG (DRS) de Montes Claros receberam a primeira edição de 2023 dos Encontros Regionaispromovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). Nesta sexta-feira (16/6), a secretária Elizabeth Jucá conversou com Gestores e Técnicos Municipais de Desenvolvimento Social de 56 dos 69 municípios pertencentes à DRS Montes Claros, mais de 81% do total. Além deles, ainda estiveram presentes deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades locais. Pela pasta esteve presente também a Secretária de Estado Adjunta, Mariana Pimentel, a Subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, a diretora da Regional da Sedese Montes Claros, Janice Borem, e outros representantes da Secretaria.

Ao todo, serão realizados 22 Encontros Regionais, justamente para abranger os municípios de todas as DRS. Em sua fala, Elizabeth citou as mudanças na estrutura da secretaria, as novas possibilidades, além da importância desse tipo de encontro entre estado e municípios.

“Cumprimento e agradeço a presença de todos. Ressalto aqui as importantes entregas que estão sendo realizadas pela Sedese nessa região e que vamos apresentar hoje nesse Encontro. Ressalto também a importância de fortalecermos os consórcios entre os municípios, que são uma estratégia assertiva de solução coletiva dos desafios municipais. Ressalto também a importância da chegada do Idene (Instituto de Desenvolvimento Norte e Nordeste de Minas Gerais), que agora faz parte da estrutura orgânica da Sedese. O objetivo de hoje é explicar nossa estrutura, as mudanças realizadas e a construção do Plano de Desenvolvimento Social com duração de dez anos, construído com base em evidências. Além disso, gostaria de ouvir dos municípios quais os principais desafios que temos pela frente”, ressaltou.

O Encontro Regional em Montes Claros, assim como os outros 21 que estão previstos ao longo do ano, também servem para apoiar e orientar sobre as políticas públicas desenvolvidas pela pasta. Janice Borem, diretora da DRS da cidade falou neste sentido e ressaltou a importância dessa realização.

“Este Encontro é um importante passo para contribuir na oferta de apoio técnico aos municípios, no entendimento das demandas regionais e na articulação entre as políticas públicas que compõem a Sedese. A DRS Montes Claros atende, atualmente, 69 municípios da região Norte de Minas, por isso ressalto a importância de podermos identificar as demandas da região, além de buscar ainda mais o fortalecimento das políticas públicas em cada um dos municípios do norte mineiro”, afirmou.

Conferência Municipal de Assistência Social

Outro tema abordado durante o Encontro em Montes Claros foi a organização da Conferência Municipal de Assistência Social 2023. A subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, foi a responsável pela apresentação. Ela explicou como organizar o evento, quais devem ser as etapas, temas, instrumentos de registros e deliberações a fim de realizar a Conferência da forma mais adequada possível.

Enfrentamento à violência contra a mulher

Além do Encontro Regional voltado para os municípios da DRS Montes Claros, o evento dessa sexta-feira ainda contou com o Encontro Gerais. A ação faz parte do Programa Estratégico da Sedese-MG Percursos Gerais: trajetória para autonomia.

A temática deste encontro é o enfrentamento à violência contra a mulher e o desenvolvimento e articulação de redes para prevenção às violações. Gestores municipais, técnicos, atores do terceiro setor e outros agentes públicos puderam trocar experiências e traçar objetivos na busca de solucionar essa situação, com foco na construção de práticas e experiências efetivas para as realidades vivenciadas nos municípios contemplados. O tema ganhou força justamente pelo fato de a nova estrutura da Sedese-MG abrigar a Subsecretaria da Mulher.