Museu Mineiro da Extensão Rural receberá o nome de Alysson Paolinelli

Novo nome é uma iniciativa da Emater-MG como uma homenagem ao legado do ex-ministro da Agricultura, que faleceu em junho deste ano

  • ícone de compartilhamento

Emater-MG / Divulgação

O futuro Museu Mineiro da Extensão Rural receberá o nome do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, falecido em junho deste ano. A homenagem, por inciativa da diretoria Executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), foi oficializada, nessa segunda-feira (7/8), durante visita à viúva do ex-ministro, Marisa Gonzaga.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, enfatizou a importância histórica da extensão rural mineira e o legado de Paolinelli.

“Em breve vamos inaugurar um museu que resgata a memória da extensão rural mineira e por que não dizer, brasileira? Uma alegria eternizar o nome do Alysson Paolinelli junto a esse museu. Homenagem muito apropriada ao pai da agricultura tropical sustentável, que sempre defendeu o desenvolvimento rural sustentável, com base na produção de alimentos para alimentar a população mundial, aliada à preservação e conservação ambiental”, disse.

Já Marisa, por sua vez, lembrou que o ex-ministro havia ficado entusiasmado quando soube da implantação do primeiro museu da extensão rural de Minas Gerais. “ O Alysson ficou muito feliz com a criação de um museu para mostrar o trabalho da extensão rural. Ele certamente estaria muito feliz em poder contribuir com este projeto”, afirmou.

Com inauguração prevista para a primeira quinzena de outubro de 2023, o espaço está em fase de adesivação e montagem dos objetos. Parte do acervo de fotos e objetos do ex-ministro Alysson Paolinelli farão parte da narrativa do museu.

Também participaram da visita, o diretor administrativo da Emater-MG, Cláudio Bortolini, e o advogado Manoel Mário, representando a Rede Alysson Paolinelli de Sustentabilidade e a Alagro.

Avanço das obras

Um espaço dedicado à memória da extensão rural de Minas Gerais. Esse é o principal objetivo da Emater-MG em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na construção de um museu sobre o tema. O espaço funcionará na sede da empresa, em Belo Horizonte.

A ideia é proporcionar uma experiência especial para os visitantes. Para contar essa história, além de fotografias e objetos, serão utilizados textos explicativos e vídeos com depoimentos de extensionistas e agricultores.

Acervo

O acervo do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli foi catalogado por estudantes do curso de Museologia da UFMG. A equipe, coordenada pelo professor e vice-diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Jezulino Mendes Braga, também é responsável pela narrativa do museu. Serão abordados temas como: Vida no Campo; Clube 4 S, Extensão Rural e Perspectivas Futuras.

O homenageado

O engenheiro agrônomo, professor universitário e ex-ministro da Agricultura é apontado por várias autoridades do setor, como um dos maiores nomes da agricultura mundial e grande defensor da segurança alimentar no planeta, por meio da produção eficiente e sustentável. Ele foi um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência no setor, em especial na região do Cerrado, que se tornou grande celeiro de alimentos para o mundo, implementando aumentos constantes de produtividade que fazem do agronegócio brasileiro um dos mais competitivos do mundo.

Paolinelli idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).

Paolinelli recebeu o World Food Prize, em 2006, e foi indicado para o Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022. Dentre os diversos títulos, prêmios e reconhecimentos que recebeu teve ainda o Mérito da Extensão Rural, concedido pela Emater-MG em 2021.



Últimas