Mutirão de castração em Ubá prevê atendimento a 800 cães e gatos 

Ação do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos já realizou mais de 165 mil cirurgias em todo o estado  

  • ícone de compartilhamento

A cidade de Ubá, na Zona da Mata, recebe, desde 10/3, mutirão de castração feito pela Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sustentável

Até sexta-feira (24/3), 582 animais já haviam sido atendidos e, nos próximos dias, a meta é alcançar 800 cães e gatos castrados no município. Além da cirurgia, eles recebem microchips de identificação para reconhecimento e ações de manejo ético populacional.

O mutirão é fruto de parceria firmada entre a Semad e a OSC, por meio do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges). 

O programa opera via convênio e termos de fomento, com municípios, consórcios de municípios e organizações da sociedade civil. O objetivo é beneficiar, preferencialmente, animais de rua, da população de baixa renda e tutelados por ONGs e protetores. Para as ações em Ubá, foram empregados recursos de emenda parlamentar.  

As castrações são gratuitas em cães e gatos em situação de rua e também para animais da população carente da cidade. Para as intervenções cirúrgicas, castramóveis foram dispostos em três pontos da cidade, nos bairros Centro, Diamante e Industrial. O procedimento realizado nos animais é um método mundialmente reconhecido por ser seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos, além de atuar na prevenção e redução de diversas doenças.

“O Estado, a cada dia, avança nessa política pública em Minas. Nossos mutirões estão levando qualidade de vida para os animais, prevenção e redução de doenças para toda a população. Além disso, estamos tratando de um problema social deles, que é o abandono e os maus-tratos, que podem ser revertidos com as castrações”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Conforme esclarece a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, “a castração é um método mundialmente reconhecido por ser altamente seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos urbanos e atuar na prevenção e redução de diversas doenças. Além de reduzir a taxa de natalidade, colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social que pode ser revertido com a castração, que gera a diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos e maus-tratos”.

Identificação

A equipe de Núcleo de Fauna Doméstica da Suges acompanhou os trabalhos em Ubá e conheceu as atividades exercidas pela Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais. 

A entidade possui um centro de abrigamento temporário para cães, custeado com o município. “Esse abrigo possui, atualmente, 400 cães abrigados e conta com recursos mensais da prefeitura da cidade. São três funcionários que fornecem os cuidados aos animais e ao espaço”, destaca a coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.

Ela ressalta que o município de Ubá participa do Programa Conheça Seu amigo, no qual o Estado doa microchips às cidades de Minas selecionadas em edital para serem inseridos de forma subcutânea em cães e gatos. Assim, eles são identificados e registrados no Sistema de Identificação de Animais Domésticos de Minas, permitindo reconhecimento e ações efetivas de manejo ético populacional e combate aos maus-tratos.

Gestão

Desde 2019, quando a Semad assumiu a competência de apoiar os municípios na gestão das políticas públicas de Fauna Doméstica, já foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas dentro do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos. 

Para um resultado ainda melhor, o programa atua de forma articulada a outros projetos da Semad. O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, acrescenta que “fornecimento de insumos e equipamentos para garantia do bem-estar animal, ações de educação humanitária, entre outros, também são ações da política pública de proteção e bem-estar dos animais domésticos implementadas pela Semad”.
 



Últimas