Nova Delegacia da Mulher proporciona atendimento humanizado às vítimas em Passos

Unidade está integrada a outros serviços da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, favorecendo o encaminhamento para outras áreas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Prefeitura de Passos, inaugurou nesta quinta-feira (6/2) a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município. A Deam agora integra o Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos, que reúne no mesmo endereço o setor de Polícia Judiciária, além dos serviços de psicologia, assistência social e saúde. A unidade passa a funcionar na Avenida Arouca, 753, na área central da cidade.

A titular da unidade da PCMG, delegada Mariana Fioravante, explica que no espaço há também oferta de cursos e oficinas diversas. Para que o público participe das atividades com tranquilidade, há uma brinquedoteca na biblioteca para as crianças. Já a assessoria jurídica é prestada pela Defensoria Pública e pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com o delegado regional Marcos Pimenta, o projeto de atendimento, acolhimento e proteção da mulher no município começou a ser discutido no ano passado. Para a formulação da iniciativa, houve reuniões com os órgãos de proteção locais e regionais, além de uma visita técnica ao Departamento Estadual de Orientação e Proteção à Família da PCMG, na capital. Também foi realizada a doação de brinquedos, por meio do projeto “Fábrica da Alegria” do Sistema Prisional. “A proposta é que a rede atue em sintonia”, destaca o delegado.

Rompimento do silêncio

Como reforça a delegada Mariana Fioravante, o novo espaço, além de atuar na repressão de crimes, tem a proposta de prevenção. “Precisamos discutir o tema e fazer com que as mulheres sejam protagonistas de seus direitos. Ao primeiro sinal de violência, que elas procurem a delegacia e demais órgãos, como Ministério Público e Defensoria Pública, para que possamos agir o mais rápido possível e de forma eficaz”, ressalta.