Nova estratégia prevê ampliação do acesso à internet 4G para 100 novas localidades em Minas

Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo de Minas tem foco na transformação digital e na melhoria das práticas de governança

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A estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas para 2022 prevê a ampliação do acesso à internet 4G para 100 novas localidades mineiras e a disponibilização de 78% das etapas dos serviços públicos em formato digital, além de outras iniciativas com foco na melhoria das práticas de governança e na transformação digital, como a implantação do novo modelo de carteira de identidade digital.

A estratégia de TIC para este ano foi aprovada pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), presidido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e está em vigor desde o último mês.

"A estratégia de TIC é composta por iniciativas fundamentais para o desenvolvimento da transformação digital no Governo de Minas. Os órgãos estaduais trabalham em conjunto para a elaboração e a implantação de soluções inovadoras, tendo como foco a sociedade e a eficiência do setor público, garantindo transparência e diálogo entre o cidadão e o governo”, afirma Vitória Fantini Magalhães, da diretoria Central de Governança de Tecnologia da Informação da Seplag-MG, responsável por consolidar a estratégia.

Para conhecer a nova estratégia TIC do Governo de Minas completa, clique aqui.

Estratégias de TIC

As estratégias de TIC são revistas anualmente, com base no Decreto nº 47.974/2020, que instituiu a Política TIC no Estado. As diretrizes repassadas aos órgãos e entidades estaduais contemplam ações em oito eixos de atuação, com foco no cidadão, na transformação digital dos serviços públicos, na segurança da informação e na pesquisa e inovação.

A elaboração da estratégia é conduzida pela Seplag-MG, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com as secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), que também compõem o Comitê de TIC. O objetivo do comitê é definir, coordenar e supervisionar as ações e a utilização dos recursos de TIC, assim como elaborar e revisar a Política de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Minas Gerais

Principais propostas de 2022

As metas e ações previstas na estratégia de TIC para 2022 trazem ganhos para a prestação dos serviços públicos aos mineiros, passando por melhorias nos processos, ferramentas e sistemas internos dos servidores do Estado.

No contexto das melhorias internas, destacam-se a implantação de ferramentas de suporte ao teletrabalho, fomento à realização de cursos sobre transformação digital e implementação de nova versão do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG 4.0), dentre outras.

Já para os cidadãos, está prevista a ampliação da cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G para novos distritos e localidades que não têm acesso ao serviço, por meio do Programa Alô, Minas!. A previsão para 2022 é que 100 distritos e localidades sejam contemplados.

Outra iniciativa refere-se à transformação digital de 78% das etapas dos serviços públicos. O Índice de Transformação Digital atual é de 75,34% e corresponde à porcentagem das etapas dos serviços estaduais realizadas digitalmente, sem que o cidadão precise comparecer a uma unidade de atendimento presencial.



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