Nova frota de veículos do IMA está em campo para fiscalizações em todo o estado

Coordenadores regionais agradecem a melhoria em infraestrutura proporcionada pelo Projeto Defesa Agropecuária Eficiente, com investimentos do Governo de Minas

IMA / Divulgação

O Projeto Defesa Agropecuária Eficiente tem como objetivo modernizar a defesa agropecuária de Minas Gerais, aprimorando e direcionando as atividades de fiscalização por meio da geração de informações qualificadas acerca das propriedades e áreas que apresentem maior risco de incidência de doenças.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) 307 kits contendo veículos Mobi, computadores, notebooks e tablets. Os equipamentos foram distribuídos para 186 escritórios, nas 21 regionais do IMA, contemplando todo o estado.

O IMA busca a simplificação, a desburocratização e a automação dos processos internos e de prestação de serviços, criando um ambiente atrativo a novos negócios, aliados à racionalização dos recursos públicos.

A retirada da vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais, status conquistado e autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após o cumprimento de ações delineadas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-Pnefa), marca a entrada de uma nova fase para a pecuária mineira. Conquista possível em decorrência dos vultosos investimentos no IMA.

IMA / Divulgação

O coordenador regional de Juiz de Fora, Rodrigo Fernandes, comenta o importante papel da defesa agropecuária e segurança dos alimentos “Estamos felizes com a maior oxigenação e revitalização do nosso IMA. Nós tivemos recentemente a renovação de nossa frota. Juiz de Fora foi contemplada com 20 veículos que já estão exercendo o seu papel na ponta da linha, cumprindo a função da defesa agropecuária, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”.

Maria José Firmo, coordenadora regional de Viçosa, relata que o IMA está preparado para iniciar uma nova viagem. “Viçosa abrange 74 municípios, caracterizada pela diversidade de produção. Recebemos do Governo de Minas Gerais veículos e equipamentos novos para todas as nossas unidades de atendimento aos produtores. Isso será o combustível para a nosso trem e estamos prontos para iniciarmos uma nova viagem. Livres de febra aftosa sem vacinação, poderemos trilhar caminhos das mais diversas áreas produtivas”.

“Agradecemos ao governador Zema pelos novos veículos e equipamentos, prestigiando o Agronegócio, um dos setores responsáveis por grande parte do PIB do estado.  Isso nos dá condições para um melhor atendimento aos produtores rurais, garantindo a defesa agropecuária, inspeção e produtos de qualidade na mesa dos consumidores”, disse o coordenador regional de Uberlândia, Luiz Carlos Oliveira.

Investimento

O investimento é de R$ 45,7 milhões, provenientes do Governo de Minas e de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Projeto Defesa Agropecuária Eficiente é realizado com recursos advindos do Termo de Medidas de Reparação, que tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado.