Nova Unidade Básica de Saúde amplia atendimento aos mineiros em Taiobeiras, no Norte do estado

Governador participou da entrega da UBS que terá capacidade para receber até 7.000 pessoas, além de contar com duas Equipes de Saúde da Família (ESF)

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (5/4), em Taiobeiras, no Norte de Minas, da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS Vereador José Sena tem capacidade para atender até 7.000 mineiros, e vai contar com duas Equipes de Saúde da Família (ESF) para acolher e cuidar da população.

A unidade é apontada pelas autoridades sanitárias como a porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com a nova estrutura, os moradores da região já podem realizar consultas de rotina com o clínico geral, realizar vacinação, pré-natal, tratamento odontológico e acompanhamento de doenças como hipertensão e diabetes.

“A Saúde em Minas está passando por uma mudança enorme. Esta UBS é um pequeno passo. Com a inauguração dos Hospitais Regionais e a descentralização de diversos procedimentos, ninguém em Minas vai precisar viajar 300, 500 quilômetros, no momento de maior debilidade, para fazer um tratamento”, explicou o governador.

Zema ainda afirmou para os presentes que, em breve, os serviços de tratamento oncológico e de hemodiálise serão disponibilizados. “Temos pessoas sofrendo, que moram na região, que precisam se deslocar até Montes Claros para fazer hemodiálise três vezes por semana. Este avanço está acontecendo aqui e em todas as regiões do estado”, disse.

A aposenta Nadir dos Santos é vizinha da UBS e acompanhou durante sete anos a obra inacabada. "Eu já não via a hora da unidade abrir as portas. Esse dia chegou e estou feliz da vida. Agora, não precisamos ir direto ao hospital, só em casos mais graves", afirmou.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Equipe

Anteriormente, as ESFs estavam alocadas em endereços diferentes. De forma geral, cada ESF é formada por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS).

No caso das UBSs, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que a gestão, contratação e arranjo de profissionais para atuação nas unidades é de competência plena dos municípios.

Investimento e estruturação

Para a conclusão das obras da UBS em Taiobeiras, o Governo de Minas repassou ao município mais de R$ 2 milhões.

Os recursos foram direcionados por meio da Resolução SES/MG nº 8.158/2022, que reajustou os valores dos investimentos na execução dos projetos dessas obras em Minas Gerais, e da Resolução 3.771/13, que estabeleceu critérios para o processo de concessão de incentivo financeiro para construção de unidades básicas de saúde.

O Estado repassou os recursos, por meio do Fundo Municipal de Saúde, e o município foi responsável pela contratação, execução da obra em conformidade com o projeto modelo da SES/MG em sua totalidade (tecnologia construtiva, solução arquitetônica e engenharia) para o tipo de unidade para o qual foi contemplado.

O modelo adotado para desenvolvimento desta unidade inclui em sua estrutura:

• área de recepção e espera com sanitários para pacientes;
  • salas de reunião e educação, gerência, triagem, coleta, vacinação, curativos, cuidados básicos, lavagem e desinfeção de materiais, esterilização, guarda de medicamentos, de agentes de saúde e de apoio/depósito para o trabalho dos agentes de endemias;
  • consultório ginecológico com sanitário;
  • três salas de atendimento multiprofissional;
  • escovário e consultórios odontológicos;
  • vestiários feminino e masculino;
  • depósitos de material de limpeza e almoxarifado;
  • e área de armazenamento de resíduos sólidos.
Marco Evangelista / Imprensa MG

Macrorregião Norte

A nova UBS em Taiobeiras integra a rede da macrorregião de Saúde Norte, na qual o município está inserido. Na macro, existem 529 estabelecimentos de saúde, classificados como UBS, Centro de Saúde e Unidade Mista, segundo o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

UBSs em Minas

Ao todo, Minas Gerais possui 4.605 UBS cadastradas, conforme relatório do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Em 2022, o governo estadual investiu R$ 47,5 milhões para iniciar a construção de outras 39 novas unidades. Além disso, um edital de R$ 100 milhões foi lançado para ampliar o quantitativo de UBSs.