Novos editais e Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável marcam abertura do 5º Encontro de Gestores

Acordo oficializado com a Cemig vai garantir R$ 11 milhões em investimentos na Cultura e no Turismo

Leo Bicalho / Secult

Uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a Cemig foi oficializada durante a abertura do quinto Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos nessa terça-feira (1/8), no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e a diretora de Comunicação da Cemig, Cris Kumaira, assinaram termo que prevê a realização de quatro editais que somam R$ 11 milhões em investimentos na Cultura e no Turismo entre 2023 e 2024.

Na ocasião, também foi assinado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável com a 360 Turismo. A iniciativa estabelece planejamento que norteará as ações da Secult voltadas ao setor turístico até 2024. A segunda fase desse trabalho se iniciará no dia 16/8 e realizará diagnóstico com informações de todos os territórios do estado, a partir de oficinas, pesquisas e entrevistas.

Outra novidade destacada foi a realização nos dias 1, 2 e 3/9 do Caipiblue - Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, que deverá ser realizado no Circuito Liberdade.

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secult, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

Editais

O primeiro edital da Cemig será voltado para o Natal, com lançamento em setembro deste ano. O objetivo, de acordo com Cris Kumaira, é “reforçar os traços de mineiridade” nessa época do ano. O segundo é para o Carnaval e deverá ser executado em 2023. “Nós queremos dar mais tempo para a organização dessa festa, tendo em vista toda a movimentação da economia atrelada a ela”, completou a diretora de Comunicação da Cemig. O terceiro edital é o Luzes do Patrimônio que viabilizará a instalação de iluminação moderna e de qualidade em igrejas, museus e prédios históricos.

“E neste momento estamos trabalhando na construção de um quarto edital a ser lançado um pouco mais a frente e 100% focado no interior de Minas Gerais. Ele vai incentivar e promover a realização de festivais e festas tradicionais dos nossos municípios. Sabemos como essas festas fazem parte da vida dos mineiros e da importância delas. Temos muitos festivais de qualidade espalhados por todas as regiões do estado e que reúnem diferentes manifestações culturais”, acrescentou Kumaira.

Leo Bicalho / Secult

O secretário Leônidas Oliveira celebrou a iniciativa. “Isso que a Cemig faz representa um passo gigantesco: dá clareza e transparência para os patrocínios, e, sobretudo, dá oportunidade para o interior apresentar projetos. Obrigado por essa parceria constante”, pontuou.

Em sua fala de boas-vindas aos participantes do encontro, Oliveira também pontuou a expansão da atividade turística em Minas Gerais, a qual, no mês de abril, registrou crescimento de 720% acima da média nacional, no comparativo com o mesmo período de 2022. “Nossa cultura é o grande produto. Um crescimento de 720% na atividade turística e a geração de 100 mil empregos no ano de 2022 revelam o quanto essa transversalidade tem feito e fará muito bem para Minas Gerais”, frisou o secretário.

Caipiblue

Oliveira reforçou o convite para os gestores retornarem no início de setembro para participarem do Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, que terá Simpósio Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea aberto ao público, em Belo Horizonte. “Queremos muito que vocês conheçam mais sobre essa área da gastronomia que é a cozinha mineira contemporânea. Nosso queijo está com valor agregado muito grande, tanto que é candidato a patrimônio mundial da Unesco, e também o nosso café, a nossa doçaria. Mas precisamos fincar o pé na contemporaneidade da nossa cozinha, uma vez que a cozinha clássica foi protegida no mês passado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG)”, acrescentou o secretário.

O chef Felipe Rameh detalhou que o festival deverá reforçar a cozinha mineira, preservar a tradição e contribuir para a formação dos profissionais. Ele também comentou que o projeto se baseia no intercâmbio com o governo de Curaçao, o qual se insere no âmbito das ações da Secult para a internacionalização do destino Minas Gerais por meio dessa conexão com o Caribe. “Nós teremos aqui bartenders de Curaçao, que vão participar desses eventos na Praça da Liberdade”, sublinhou.

Nos jardins do Palácio da Liberdade também haverá feira de artesanato e produtos mineiros, com cafés, doces e pratos de cozinha contemporânea realizados por chefes convidados. “No salão principal do palácio haverá alguns jantares beneficentes e parte desses valores será doado ao Serviço Social Autônomo (Servas)”, completou Rameh.

Apresentações culturais

Os participantes do quinto Encontro de Gestores foram recebidos pela Marujada de Coronel Fabriciano, que realizou pequeno cortejo no foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, minutos antes da abertura do evento, às 14h. Após as falas oficiais, o artista Saulo Laranjeira também subiu ao palco para apresentar um monólogo que exaltou a mineiridade. Por fim, o Coral Lírico de Minas Gerais encerrou o primeiro dia do evento, encantando o público logo após aula magna ministrada pelo secretário Leônidas Oliveira e pela secretária-adjunta Milena Pedrosa.