Núcleo Histórico de Córregos tem fachadas revitalizadas

Capela de Nosso Senhor dos Passos e Matriz de Nossa Senhora Aparecida, localizadas no mesmo distrito, também passam por obras

Casa pertencente ao Núcleo Histórico de Córregos

As obras de revitalização de 52 fachadas das edificações e do chafariz que integram o Núcleo Histórico de Córregos, localizado em Conceição do Mato Dentro, região Central do estado, já estão em andamento. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em dezembro de 2019.

De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), a participação dos proprietários é fundamental e as intervenções propostas devem ser autorizadas por cada um deles.

Os trabalhos, realizados pela Cantaria Conservação e Restauração, recebem acompanhamento periódico dos técnicos do instituto. Os recursos foram viabilizados por meio de medida compensatória da empresa Anglo American. O investimento total é de cerca de R$ 3,5 milhões e abrange, além das fachadas das edificações, obras de restauração da Capela de Nosso Senhor dos Passos e da Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, no mesmo distrito.

A Capela de Nosso Senhor dos Passos, tombada em 1985, passa por restauração arquitetônica, incluindo instalações complementares e restauração de elementos artísticos integrados, desde outubro. A previsão é de que em setembro deste ano as obras sejam concluídas.

Por sua vez, a licitação para intervenção na Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos está em andamento, sendo contemplados serviços de restauração arquitetônica, incluindo instalações complementares e restauração de elementos artísticos integrados. Cerca de R$ 2.199.994,69 serão investidos nessa igreja.

Núcleo Histórico

O distrito de Córregos está localizado a 25 quilômetros de Conceição do Mato Dentro e é considerado o mais antigo da região, com referências da virada do século 18 para 19. Sua ocupação está ligada às atividades de mineração nessa região.

Em 2001, o Núcleo Histórico de Córregos foi alvo de proteção por tombamento estadual, tendo como motivação o casario distribuído de forma equilibrada pelas ruas, revelando um conjunto de características harmoniosas típicas do período colonial.

Capela
Com a ação de proteção da Capela de Nosso Senhor dos Passos do distrito de Córregos, em 1985, o Iepha garantiu a preservação de um patrimônio expressivo e em harmonia com o sítio onde está inserido. A edificação passou por intervenções entre 1984 e 1985, ocasião em que foram realizadas obras estruturais, carpintaria, telhados e drenagem do adro.

De arquitetura singela, a igreja encontra-se cercada por murada de pedras. Evidências de um estilo arquitetônico característico do século 18 apontam para a antiguidade da edificação, apesar da carência – inexistência ou desconhecimento – de qualquer registro ou documentação histórica que lhe faça referência.

A capela e seu cemitério estão localizados no ponto mais alto do povoado, de onde podem ser vistos diferentes pontos do distrito. Entre os motivos que sustentaram a proteção legal de tombamento da edificação está a sua estrutura arquitetônica.

Igreja Matriz

Localizada na parte central do distrito e com visada privilegiada, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos tem padrão arquitetônico típico das primeiras igrejas mineiras. A fachada frontal apresenta-se chanfrada com torre sineira única central. A planta do templo é composta por duas seções retangulares, com divisões em nave, capela-mor, consistório, corredores laterais, sacristia e estrutura autônoma de madeira com vedações em adobe.

No interior, pisos em madeira substituem as tábuas originais, os forros são abobadados, arco-cruzeiro em madeira revestida de pintura decorativa, púlpito, coro com balaustrada e mesa de comunhão em jacarandá, com balaustrada torneada, bem executada.