Obras sacras restauradas pela Faop são devolvidas a São José das Três Ilhas

Solenidade de entrega das imagens foi realizada no domingo (7/8) e contou com a presença de gestores culturais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Léo Bicalho / Secult-MG 

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) realizou mais uma importante entrega. No domingo (7/8), o subsecretário de Cultura, Igor Arci, e o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson da Fonseca, estiveram em São José das Três Ilhas (distrito de Belmiro Braga), para devolver à população as imagens de São José de Botas, Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião.

As imagens foram restauradas pela Faop e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), em um processo que teve início em 2018. A solenidade de entrega das obras também contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do Administrador da Paróquia São José, Padre Wesley Carvalho Neves e de outros gestores.

De acordo com o subsecretário Igor Arci, a preservação do patrimônio mineiro faz parte das diretrizes da Secult para promover a cultura e o turismo em Minas Gerais. “É gratificante ver um patrimônio voltar a seu local de origem, ser contemplado, deslumbrado e venerado por todos aqueles que estiverem por ali. Para ser original é necessário que voltemos sempre à nossa origem”, disse.
 

Léo Bicalho / Secult-MG 

Os itens voltam ao local de origem, ocupando o altar-mor da Igreja Matriz de São José das Três Ilhas. Para o presidente da Faop, Jefferson da Fonseca, essa devolução é uma das partes mais satisfatórias do processo de restauração. “Esse é um trabalho delicado, minucioso e que busca sempre a originalidade. É um privilégio acompanhar essa entrega e ter essa recepção calorosa dos moradores da região”, pontuou.

Segundo Dom Gil Antônio Moreira, a entrega das obras é momento de celebração para a comunidade local. “Imagem sacra não foi feita para museu, mas para ser venerada; é um elemento artístico que nos leva a uma espiritualidade mais profunda. Essas obras agora estão no lugar principal que é devido a elas. Essa restauração foi muito bem-feita e nós queremos celebrar esse importante momento”, declarou.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas