OGE-MG é finalista no concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias Públicas

Canal Coronavírus e projeto de reestruturação interna estão entre as iniciativas que concorrem ao prêmio

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Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG) é uma das finalistas do IV concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU). A instituição mineira concorre ao prêmio com o Canal Coronavírus, criado para receber manifestações relacionadas à covid-19, e com o projeto de reestruturação da estrutura e da cultura organizacional da OGE-MG.

O concurso, destinado às ouvidorias públicas do país, foi aberto em 2020 e recebeu 75 inscrições nas seguintes categorias:

1) Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia; 

2) Desenvolvimento de capacidade institucional; 

3) Melhoria da gestão e das entregas aos usuários de serviços públicos e tecnologia,

4) Segurança da informação e proteção de dados pessoais.

O resultado está previsto para março. Entre os outros finalistas estão as ouvidorias da Petrobras, do Ministério da Infraestrutura, da Caixa Econômica Federal e do Estado do Ceará. 

Projeto premiado

O projeto de reestruturação da OGE-MG, que está entre as iniciativas que concorrem à final do concurso de Boas Práticas da CGU, já foi vencedor, em novembro do ano passado, do Prêmio Ouvidoria Brasil 2020, da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec). 

A instituição mineira foi escolhida na categoria “melhor case”. Essa foi a primeira vez que um órgão da administração pública direta recebeu o prêmio. A OGE-MG concorreu com ouvidorias públicas e privadas dos maiores bancos e empresas do Brasil. 

Sobre a OGE-MG

A Ouvidoria-Geral de Minas Gerais é o canal de interlocução entre a sociedade e o Governo. O órgão recebe denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios para que o cidadão seja, a cada dia, mais bem atendido nos serviços públicos oferecidos pelo Estado.

A instituição é formada por nove ouvidorias temáticas: Saúde; Educacional; Polícia; Fazenda, Licitações e Patrimônio Público; Sistema Penitenciário e Socioeducativo; Ambiental e Agropecuária; Prevenção e Combate à Corrupção; Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, além do Canal Coronavírus, exclusivo para receber denúncias relativas à covid-19.

Os canais de atendimento da OGE-MG são: 162 - Disque-Ouvidoria, o site ouvidoriageral.mg.gov.br, o aplicativo “MGApp Ouvidoria, na palma da mão” e o número de WhatsApp (31) 9 9802 9713.



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