Operação Integrada Hóplon fiscaliza empresas que trabalham com produtos controlados pelo Exército

Balanço preliminar aponta a fiscalização de 87 empresas em diversas cidades do estado. Até o momento, oito autuações foram aplicadas

Nesta sexta-feira (30/7), o Exército Brasileiro, por meio das organizações militares que compõem o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da 4ª Região Militar, finaliza a operação Hóplon. Desde segunda-feira (26/7), a estratégia intensifica as atividades de fiscalização das empresas que trabalham com produtos controlados, desempenhando atividades com explosivos e produtos correlatos, contribuindo assim para o incremento da segurança e do bem-estar dos mineiros.

Participam da operação, capitaneada pelo Exército Brasileiro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Receita Estadual. Até o último balanço divulgado, foram fiscalizadas 87 empresas, realizadas oito autuações e uma apreensão, com o emprego de efetivo de 110 profissionais das instituições integradas participantes.

Das 87 empresas fiscalizadas, 70 exercem atividades com explosivos - fabricação, comércio e utilização; nove exercem atividades de blindagem, envolvendo o comércio, locação e aplicação; e oito são comércios de armas de fogo e munições.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, propôs a realização do plano de atuação integrada, unindo as forças de segurança pública estaduais, juntamente com o Exército Brasileiro, para realizar uma grande operação de fiscalização de âmbito nacional, visando coibir o comércio e armazenamento ilegal de armas, munições e explosivos.

O objetivo das ações integradas é empregar em um curto espaço de tempo o maior número de forças, para que, juntos, possam combater práticas irregulares e até mesmo ilícitas, de forma mais célere e eficiente. Em Minas Gerais as ações integradas fazem parte da rotina da Segurança Pública e geram resultados satisfatórios para o cidadão mineiro.