Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará turnê internacional em Portugal

Integrantes do grupo, que já se apresentou para mais de 190 mil pessoas, se reuniram com o governador 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta quarta-feira (6/7), com membros da diretoria executiva da Filarmônica de Minas Gerais para um café da manhã. Participaram também conselheiros da orquestra e a secretária de estado adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa. O encontro serviu para apresentar o trabalho feito pela Filarmônica mineira e, também, discutir a expansão de projetos envolvendo o grupo no futuro.

Os diretores e conselheiros apresentaram ao governador o roteiro da turnê que a Filarmônica de Minas Gerais realizará, em setembro de 2022, em Portugal. Na oportunidade, o grupo apresentará obras de Villa-Lobos, Braga Santos e Carlos Gomes, com um repertório luso-brasileiro.

A turnê é marcada pela comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil e servirá também para promover Minas Gerais no país irmão, como ação do programa Minas para Minas: Minas para o Mundo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Serão quatro apresentações, entre os dias 6 e 9/9. A Orquestra realizará concertos nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto, tanto ao ar livre, em praça pública, quanto em instituições renomadas no cenário da música sinfônica mundial.

Projetos no interior

O governador destacou a importância da Filarmônica para Minas. Ele também ressaltou a importância de levar a Orquestra para o interior de Minas Gerais, promovendo a música e atraindo jovens para projetos musicais.

“Somos o estado do Brasil que mais tem montanhas, parques naturais, lagos, cidades históricas, gastronomia diferenciada, acolhimento do povo mineiro e, também, a Orquestra Filarmônica, uma das melhores do país. E vale ressaltar que ainda temos a Sala Minas Gerais, uma das melhores do mundo. A partir de agora, serei um garoto propaganda da Filarmônica. Portanto, peço que aquilo que puder seja levado para o interior. Sei que já existe uma programação e há uma dificuldade de estrutura física. Mas podemos atuar juntos para viabilizar essa maior participação”, disse.

A Orquestra Filarmônica já atua com programação gratuita ou a preços populares. São os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara - estes realizados em sua maioria no interior do estado, com grupo menores de músicos -, e os concertos de encerramento de festivais.

Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música erudita. Desde 2008, mais 50 cidades receberam a Orquestra, do Norte ao Sul de Minas, passando também pelas regiões Leste, Alto Paranaíba, Central e Triângulo.

Números

De 2019 até junho deste ano, a Filarmônica realizou 89 concertos, alcançando 192 mil pessoas. Em função da pandemia, a Filarmônica não se apresentou durante alguns meses e, por um período, se apresentou com a Sala Minas Gerais sem público, realizando transmissões ao vivo. Foram 70 transmissões ao vivo, alcançando 350 mil visualizações.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 



Últimas