Palácio da Liberdade sedia cerimônia da Semana Cultural da Independência

Evento contou com apresentação de Banda da PM e visita de estudantes da rede estadual

  • ícone de compartilhamento

Alunos da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta quarta-feira (11/9), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, da cerimônia de hasteamento da Bandeira e apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento integrou a Semana Cultural da Independência, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Ao som do Hino Nacional e do Hino da Independência, alunos do Colégio Tiradentes hastearam as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Em seguida, a banda apresentou um repertório de músicas clássicas e populares, como trilhas de filmes e composições contemporâneas. Os estudantes participaram também de uma visita guiada às dependências do Palácio, conhecendo os cômodos e obras que integram o acervo do espaço.

Crédito: Carolina Fleury

A apresentação marca um novo contexto de atividades culturais do Palácio da Liberdade, que recentemente dobrou os horários de visitação pública, além de ampliar atendimentos a grupos de estudantes. “Inauguramos, hoje, uma nova fase de uso e ocupação do Palácio da Liberdade, que é uma instituição simbólica da maior importância para Minas Gerais e guarda muito da nossa memória. O espaço precisa ser preservado do ponto de vista cultural e ter uma ativação permanente no sentido de atrair turismo e encantar os mineiros com sua própria história”, declarou Marcelo Matte, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

A partir de outubro, além do tour pelas dependências do edifício, ícone arquitetônico e artístico do estado, que guarda obras de arte e mobiliário de época, também estão previstas no local a solenidade de troca especial da Guarda Governamental do Palácio da Liberdade e outras atividades cívicas e culturais, como apresentações periódicas das bandas de música da PM e de outras instituições.

Neste final de semana, o Palácio da Liberdade permanecerá aberto para visitação do público em geral. No sábado (14/9), às 11h, haverá apresentação da Banda de Música da PM e exposição com equipamentos dessa corporação, e também do Corpo de Bombeiros e do Exército.

Palácio

O Palácio da Liberdade é uma das edificações mais representativas do estado. Somente neste ano, o espaço já recebeu mais de 13 mil visitantes. Desse total, pouco mais de 11 mil pessoas foram recebidas por meio do programa de visitação pública, realizada aos sábados e domingos, e cerca de duas mil são resultado do programa de visitas escolares, às quartas e quintas-feiras.

A Semana Cultural da Independência promove diversas atividades até o próximo domingo. Entre elas, ações educativas como oficinas nos museus, excursões gratuitas de estudantes da rede estadual à exposição da CasaCor Minas, no Palácio das Mangabeiras, e palestra aberta sobre Economia Criativa. A programação completa pode ser consultada no site da Secult (www.cultura.mg.gov.br), ou diretamente clicando aqui.



Últimas