Parceria entre Cemig e TRE/MG vai modernizar iluminação de prédios administrativos do tribunal 

Projeto faz parte das ações de eficiência energética para investir em Minas e melhorar a qualidade de vida dos mineiros

  • ícone de compartilhamento

Walisson Queiroz

Com o objetivo de modernizar a iluminação interna dos prédios administrativos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), localizados em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cemig e o órgão assinaram parceria que promoverá a substituição de lâmpadas por luminárias de LED, que são mais eficientes e modernas.

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), a Cemig promoverá a troca de cerca de 6 mil lâmpadas por outras mais modernas, eficientes e sustentáveis nas edificações, e a previsão é de que ação gere uma economia de energia estimada em 285 MWh por ano.

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, destaca o trabalho conjunto entre a Cemig e o TRE/MG, durante os meses anteriores e no dia da realização das eleições no estado, e ressalta a formalização de mais uma parceria em benefício dos mineiros.

“As ações da eficiência energética em execução pela Cemig, entre elas essa nova parceria, estão muito alinhadas à proposta da companhia, que é a de investir em Minas Gerais. É a de que a Cemig seja uma empresa mineira e que melhore a qualidade de vida dos mineiros e das mineiras”, afirma Passanezi.

O diretor-presidente também realça a importância do PEE, o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e com a responsabilidade social. “Ações dessa natureza buscam conscientizar os consumidores, clientes e a população de uma forma geral sobre o uso correto, seguro, sustentável e eficiente da energia elétrica e, também, fazem despertar a atenção para a necessidade de adoção de práticas que reduzam e eliminem o desperdício desse recurso”, comenta.

O presidente do TRE/MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, enfatiza a união de esforços de toda a equipe do Tribunal em prol de uma gestão sustentável, e ainda a experiência e o conhecimento acumulados da Cemig para o alcance desse objetivo.

“É uma grande satisfação participar desta celebração de assinatura do acordo para implantar um projeto de eficiência energética, que tem o objetivo de disseminar no Tribunal a cultura do consumo consciente e sustentável, além de reduzir as despesas da instituição com energia elétrica. A iniciativa também vai, com essas inovações, trazer mais conforto a todos no exercício de suas respectivas funções”, conclui.

Consumo consciente

Além da modernização da iluminação das edificações, a Cemig vai capacitar magistrados e servidores do TRE, por meio de curso de educação a distância (EAD) da plataforma da companhia, sobre o uso consciente, racional, seguro e sustentável dos recursos energéticos, com a intenção de que eles passem a ser disseminadores da cultura da eficiência energética e ajudem a conscientizar a população sobre a importância do tema.

Ampliando ações

É importante destacar que a Cemig vem atuando na perspectiva de avançar e ampliar cada vez mais esse tipo de proposta junto a outros parceiros, órgãos públicos e governamentais. No último ano, por exemplo, esse tipo de ação para mais eficiência foi firmada com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para atuação em 59 cidades, e com as Forças de Segurança do Estado, para a melhoria do sistema de iluminação de todas as edificações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig possui, além dos projetos aprovados em chamadas públicas, outros subprogramas: Cemig nas Cidades, Cemig nos Hospitais, Cemig no Campo, Cemig nas Escolas e o Cemig nas Comunidades, além do Projeto Minas LED. O objetivo do programa é combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e da introdução de medidas educativas para reduzir o desperdício e o valor da conta de energia, além de oferecer mais qualidade no trabalho do campo e garantir cada vez mais segurança na área de saúde, nos municípios de concessão da empresa. Cada subprograma tem seu público específico e os detalhes podem ser conferidos no site da Cemig, no endereço www.cemig.com.br.

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, participaram da solenidade, em 10/6, de assinatura do acordo de parceria, além de outros servidores do tribunal e funcionários da companhia.



Últimas