Pesquisadores da área de bovinocultura visitam a Epamig em Pitangui

Encontro discutiu maior integração entre pesquisa e ensino

  • ícone de compartilhamento

A equipe do Programa Estadual de Pesquisa em Bovinocultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) esteve reunida nos dias 11 e 12 de abril no Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui – Epamig-ITAP. O encontro, que contou com a participação de pesquisadores de diferentes unidades da Empresa e professores do Instituto, discutiu tecnologias para o desenvolvimento da pecuária bovina do estado e para propostas para o ensino de zootecnia de precisão.

“Nossa proposta foi propiciar uma maior aproximação entre os pesquisadores e os professores. Levei a ideia para a diretoria da Epamig, que aprovou e promoveu nossa ida ao ITAP”, explica a coordenadora do Programa de Pesquisa em Bovinocultura, Edilane Aparecida da Silva.

Epamig-ITAP / Divulgação

A diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, participou do encontro e destacou a importância da iniciativa. “Apoiamos e valorizamos as ações de aproximação entre pesquisa e ensino. Não só entre as unidades da Epamig, como também com outras instituições. Com a criação dos cursos superiores de graduação e pós-graduação, temos este compromisso. Entendo que a pesquisa e o ensino são atividades que se complementam e que crescem ainda mais quando integradas”, afirmou.

O diretor da Epamig-ITAP, Frederico Passos, apresentou para os pesquisadores a estrutura e a equipe do Instituto, além dos projetos de reforma e de novas instalações, os novos equipamentos, o curso Agropecuária de Precisão e as propostas dos cursos de capacitação profissional e de pós-graduação lato sensu. “Foi uma oportunidade especial de troca de experiências que possibilitou ao grupo do ITAP ouvir e aproveitar dos pesquisadores para o desenvolvimento da bovinocultura”, avaliou.

“O Encontro técnico entre os pesquisadores do PEP Bovinocultura e professores da Epamig-ITAP possibilitou maior integração da equipe. A partir daí, juntos, vamos nortear ações construtivas para conjugação de esforços em prol do ensino e pesquisa em zootecnia de precisão”, conclui Edilane. 



Últimas