Polícia Civil de Minas Gerais inaugura Delegacia de Mulheres em Leopoldina

Nova sede vai proporcionar às vítimas atendimento de polícia judiciária, além de assistência social e psicológica

Na Deam são oferecidos serviços de enfrentamento à violência doméstica (Mais fotos: https://tinyurl.com/qekphz)

Com o objetivo de acolher com mais qualidade, eficiência e conforto as vítimas de violência doméstica e familiar, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, nesta sexta-feira (26/4), a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Leopoldina, na Zona da Mata.

Além de propiciar acolhimento diferenciado às vítimas, a unidade, de 135 metros quadrados  divididos em oito cômodos, também oferece mais conforto aos servidores da PCMG para os trabalhos de polícia judiciária. Na nova sede, vítimas mulheres, crianças e adolescentes ainda terão assistência social e psicológica.

A Deam recebeu investimentos de aproximadamente R$ 400 mil, destinados pela Prefeitura Municipal, para construção da sede anexa ao imóvel da Delegacia Regional de Polícia Civil em Leopoldina, localizada na Rua José de Souza Lima, 115, bairro Bela Vista. O projeto ainda contou com apoio do Poder Judiciário e da iniciativa privada local.

Enfrentamento

“Agradeço toda disponibilidade e apoio incondicional do município e de todos aqueles que contribuem sistematicamente dentro da responsabilidade constitucional da segurança pública em Minas Gerais”, disse a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge. “O silêncio mata. Precisamos que as mulheres reconheçam essa nova Delegacia Especializada como um lugar delas", reforçou.

Na Deam, além da investigação criminal, são realizados registros de ocorrência, recebidos pedidos de medida protetiva, entre outros procedimentos de atribuição da Polícia Civil no enfrentamento da violência doméstica.

O chefe do 4º Departamento, delegado-geral Eurico da Cunha Neto, destacou a importância do policial no cuidado do atendimento para que as pessoas que sofrem quando buscam pela PCMG não voltem a ser vítimas.

Durante a solenidade, o delegado regional em Leopoldina, Diego Candian Alves, e a titular da Deam, delegada Gisella Borges de Matos, também ressaltaram a parceria e o empenho de cada um dos colaboradores para a construção da nova sede.

O evento ainda contou com a presença de autoridades do Executivo municipal e dos Legislativos municipal e federal.