Portfólio reúne iniciativas que promovem boas práticas no turismo

Iniciativa da Secult, publicação conta com oito categorias e aborda diferentes segmentos da atividade turística em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) apresenta a edição 2021 do portfólio “Boas Práticas Municipais do Turismo 2021”. Neste volume, estão reunidos projetos e ações implementadas pelos municípios mineiros que reforçam o desenvolvimento da atividade no estado.

O objetivo do documento é reconhecer e divulgar iniciativas que tiveram bons resultados na gestão turística nos municípios do estado. As atividades elaboradas, em diferentes segmentos, têm colaborado para o desenvolvimento das cidades, a profissionalização do trade, bem como a consolidação e a difusão de políticas públicas que podem ser ampliadas em outras localidades.

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a aproximação entre a Secult e os municípios mineiros, além da união e do diálogo com o trade turístico e a cadeia produtiva da Cultura para retomar o desenvolvimento dos dois setores, foi fundamental no cenário de recuperação diante da pandemia.

“A parceria entre Secult e gestores municipais e regionais, dentro do Programa Reviva Turismo e da Política de Regionalização, com o lançamento de mais um portfólio que reúne boas práticas em âmbito local, evidencia as ações diversas que fomentam as políticas públicas e estimulam a cadeia produtiva do turismo em várias regiões de Minas Gerais, especialmente as iniciativas realizadas com as Instâncias de Governança Regionais. As boas práticas apresentadas neste portfólio, considerando as características e particularidades de cada região do estado, são reflexo da variedade e potência que o segmento do turismo de Minas Gerais possui”, afirmou o secretário.

Portfólio

As iniciativas que compõem a edição 2021 do portfólio Boas Práticas Municipais do Turismo foram compiladas pela Superintendência de Políticas do Turismo (SPT) da Secult e avaliadas em conjunto com a Câmara Temática de Segmentação e Regionalização do Turismo do Conselho Estadual de Turismo (CET). A publicação concentra oito categorias, incluindo ações ligadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em Minas.

Na categoria “Informação Turística”, dentre outras iniciativas, o portfólio apresenta ações elaboradoras pelos municípios e que consistem na prestação de atendimento ao visitante por meio de plataformas digitais. Já as atividades de “Infraestrutura Turística” se referem a projetos destinados ao aprimoramento do potencial turístico dos municípios inseridos nesta categoria do portfólio.

A publicação também traz exemplos de projetos ligados à promoção dos destinos mineiros e o apoio à comercialização, com ações que estimulam a economia local e contribuem para a geração de emprego e renda. Já a categoria “Empreendedorismo e Captação de Investimentos” reúne atividades ligadas à profissionalização dos trabalhadores que atuam nos diversos segmentos turísticos.

A publicação ainda reúne, na categoria “Enfrentamento à Pandemia”, as principais medidas adotadas nas cidades com o intuito de promover a retomada segura das atividades turísticas. Cabe destacar, por fim, outras iniciativas elaboradas para a promoção do Destino Minas Gerais, capacitação de empreendedores turísticos e outras atividades do setor.

Hernani de Castro Júnior, coordenador da Câmara Temática de Segmentação Turística e Regionalização, reforça a participação do Conselho Estadual de Turismo e a importância do documento. “A política de regionalização do turismo segue em evolução e várias ações acontecem em seus diversos rincões, fomentando o trabalho realizado pelos gestores na ponta. Selecionamos, entre centenas de ações, as melhores boas práticas municipais, que mostram a diversidade, criatividade e esforços das prefeituras e IGRs. São elas que motivam todos a seguir em frente. Parabéns a todos os envolvidos!”

O conteúdo completo do portfólio Boas Práticas Municipais do Turismo 2021 está disponível aqui.