Prêmio Escola Transformação contemplou 600 escolas estaduais no último ano

Nas três fases da premiação se destacaram unidades de ensino que obtiveram os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem

Reconhecer escolas estaduais que tiveram destaque nas avaliações de rede e no desempenho escolar. Esse foi o objetivo do Prêmio Escola Transformação criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em 2021. Durante o ano, foram três edições, que contemplaram 600 escolas com os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem. Em alguns casos, uma mesma escola foi premiada em mais de um nível de ensino e fase da iniciativa. No Escola Transformação serão distribuídos até R$ 105 milhões em prêmios.

Ao longo do ano, 31 escolas estaduais foram contempladas em todas as fases da premiação. Entre elas está a Escola Estadual Francisca Rodrigues Valente, no município de Ubaporanga. A diretora da unidade de ensino, Ana Paula Araújo Liberato, fala sobre a importância do Prêmio para a escola.

“A participação dos alunos foi o benefício. A gente via que eles estavam preocupados em participar. Os que estavam um pouco acomodados voltaram a participar quando realizamos a Busca Ativa. Ganhar o Prêmio foi muito bom, porque vai ajudar demais no pedagógico da escola, mas ver a participação dos alunos e conseguir fazer um diagnóstico em cima dos resultados foi o mais importante”, afirmou.

Já a Escola Estadual Douradinho, no distrito de Douradinho, na cidade de Machado, conquistou as duas últimas fases do Prêmio e está muito feliz com os recursos recebidos. Segundo o diretor, Abel Eugenio Pereira, os prêmios serão utilizados para fazer com que os estudantes possam conhecer outras realidades.

“A escola está localizada em um distrito e é referência para toda comunidade. Escolhemos o ‘Educação Além dos Muros’ para que nossos alunos possam conhecer outras realidades, visitar museus e abrir suas mentes. São ações que vão beneficiar muito os estudantes e melhorar ainda mais a aprendizagem deles”, destacou.

Ainda segundo o diretor, o Escola Transformação simboliza a coroação do trabalho desenvolvido. “A equipe é muito boa e os profissionais estão alinhados ao que é proposto. O engajamento foi muito bom e toda comunidade contribuiu”, finaliza.

Fases do Escola Transformação

Na primeira edição foram distribuídos 300 prêmios para as escolas que tiveram os melhores resultados de participação na Avaliação Diagnóstica e de acesso dos professores às ferramentas Google. Para as três etapas de ensino contempladas - Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio - 219 escolas foram agraciadas com o certificado de premiação.

Já na segunda fase de premiações houve a distribuição de 350 prêmios para as escolas que tiveram os melhores resultados no Índice Escola Transformação (Inest). Esta fase foi dividida em duas categorias. A categoria 1 foi destinada a escolas com maiores pontuações no Índice Escola Transformação (Inest-2), que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral e a carga horária e nota dos estudantes, no primeiro bimestre. Já na categoria 2, foram premiadas as unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 1 – que leva em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica - e o Inest 2. Ao todo, 290 escolas foram premiadas, na segunda fase de premiações.

Assim como na segunda fase, a terceira fase de premiações contou com a distribuição de 350 prêmios e também foi dividida em duas categorias. A categoria 1 premiou escolas com maiores pontuações no Inest-3, que considerou os resultados da Segunda Avaliação Trimestral. Já na categoria 2, foram contempladas unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 2, que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral, e o Inest-3. No total, 283 escolas foram premiadas.

Premiações

A partir da segunda fase do Escola Transformação, as unidades de ensino passaram a receber premiações em dinheiro para desenvolverem projetos pedagógicos com seus estudantes. Para cada prêmio, a escola recebeu o valor de R$ 100 mil em projetos, escolhidos em conformidade com o “Portfólio de Projetos Pedagógicos” disponibilizado pela SEE/MG.

As escolas vencedoras puderam optar - com a anuência do Colegiado Escolar - por um ou mais projetos do Portfólio, conforme o valor recebido no prêmio. A opção mais escolhida pelas instituições de ensino foi o projeto “Aprendizado Além dos Muros”, seguido de “Rádio Escola” e “Oficinas Pedagógicas”.