Prêmio Inova Minas Gerais será remodelado para potencializar a implementação de projetos inovadores no Estado

Concurso que seleciona as melhores iniciativas desenvolvidas por agentes públicos do Executivo passa a ser bianual; próxima edição será em 2024

  • ícone de compartilhamento

Seplag / Divulgação

O Prêmio Inova Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está sendo remodelado. O concurso, que premia ideias e iniciativas desenvolvidas por agentes públicos com potencial para aprimorar os serviços e a eficiência do Estado, será redesenhado após sete edições. O objetivo é avaliar o impacto dos projetos selecionados na Administração Pública.

Em 2023, já entra em curso uma das principais mudanças: o prêmio passa a ser bianual. Neste ano, além da reestruturação da estratégia, será lançado um e-book com iniciativas de destaque reconhecidas nas edições anteriores da premiação. Assim, a 8ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais será em 2024. 

"Ao longo dos últimos anos, o Prêmio Inova teve um número significativo de participantes, com ideias e iniciativas que transformaram a realidade do serviço público, melhorando a atuação do agente público e, claro, facilitando a vida do cidadão, que é quem vê, na prática, essas melhorias. Com a proposta de reestruturar o concurso, esperamos potencializar tanto o número de participantes como a implementação desses projetos, para que possam trazer ainda mais resultados", afirma a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel. 

Etapas da remodelagem

A remodelagem será executada em etapas, com o apoio do Laboratório de Inovação em Governo do Estado de Minas Gerais (LAB.mg), coordenado pela Seplag-MG e pela Fundação João Pinheiro (FJP). O grupo fará um diagnóstico do Prêmio Inova Minas Gerais a partir de entrevistas e conversas com a equipe que gerencia o concurso e com os participantes das sete edições já realizadas. Assim, será possível identificar a percepção do público sobre o concurso e mapear as especificidades e necessidades dos projetos. 

A partir deste estudo, a Seplag-MG vai elaborar dois produtos: um plano de intervenção e mudança no Prêmio Inova Minas Gerais e um e-book detalhando o histórico do concurso, o processo de reestruturação e artigos dos trabalhos vencedores. Ambos serão concluídos ainda em 2023.

Outra etapa da reformulação é pensar o pós-concurso, ou seja, estudar como aqueles trabalhos vencedores podem ganhar escala e serem adotados como boas práticas em outros órgãos estaduais. 

"Às vezes, a metodologia de um trabalho que veio originalmente da Segurança Pública, por exemplo, pode ser aplicada em diversas áreas do Estado, como no Desenvolvimento Social ou na Saúde. É esse ganho que queremos potencializar com a revisão do prêmio", explica a diretora Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento, Luciana Assunção. 

Iniciativa

Atualmente, o prêmio está dividido em duas categorias: Ideias Inovadoras Implementáveis e Iniciativas Implementadas de Sucesso. Esta última é composta por duas modalidades. A primeira, chamada Inovação em Processos Organizacionais, é voltada para o aprimoramento do desempenho do próprio órgão e de seus servidores/empregados. A segunda, Inovação em Políticas Públicas, tem foco no cidadão e, por isso, premia ideias que introduzem novas formas de atuação do Estado no atendimento a demandas da população. 

Os vencedores da categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, também recebem o selo “O Estado Sabe Ouvir”, desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG). O objetivo da chancela é registrar a importância do trabalho para o cidadão.



Últimas