Presídio de Uberlândia inaugura fábrica de artefatos de concretos  

Custodiados vão produzir cerca de mil itens por dia. Parceria do Depen-MG com a iniciativa privada possibilitou a implantação do projeto 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Presídio de Uberlândia I – Professor Jacy de Assis, no Triângulo Mineiro, inaugurou, na segunda-feira (13/2), em parceria com a empresa JVSIL Ltda., uma fábrica de blocos e pré-moldados. O local é destinado à profissionalização e qualificação da mão de obra de custodiados da unidade, a partir da produção de artefatos de concreto, como forma de potencializar a força de trabalho prisional no mercado de trabalho.

O projeto, que tem o incentivo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, conta, inicialmente, com a mão de obra de sete detentos do regime fechado. Os presos trabalham de segunda a sexta-feira, com a meta de produção diária de cerca de mil itens, os quais serão comercializados pela empresa junto ao comércio local.   

Para dar início à fabricação dos itens, os custodiados realizaram treinamentos para o manuseio correto das máquinas e para aprendizagem de todo o processo de produção dos artefatos. Os presos inseridos no projeto recebem remuneração e remição de pena pelos dias trabalhados; ou seja, a cada três dias de trabalho, menos um dia na pena. 

Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, a implantação desta fábrica na unidade prisional é um importante avanço na política de humanização do sistema prisional do estado. “Esta inauguração no Presídio de Uberlândia é mais uma conquista para a Polícia Penal de Minas Gerais e tem como objetivos a ressocialização dos internos, o aprimoramento do trabalho além dos muros, por parte da instituição, e um retorno positivo para sociedade”.  

Foram investidos, pela empresa parceira, cerca de R$ 330 mil na compra de maquinários e insumos para execução das atividades de trabalho. O espaço, que tem aproximadamente 450 metros quadrados, conta com equipamentos hidráulicos, elétricos, pneumáticos e manuais para a fabricação dos artefatos.    

Novas instalações 

Na oportunidade, também foram inaugurados dois novos espaços no presídio. A Sala do Estado-Maior, destinada ao recolhimento de autoridades e advogados presos, e as novas instalações da Subdiretoria de Atendimento ao Preso, que visa acolher e garantir melhores condições de trabalho aos servidores e técnicos da área de humanização, além de otimizar o atendimento ao custodiado, a partir da centralização das atividades no local.  

O recurso para a construção dos espaços é oriundo de verbas pecuniárias, disponibilizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Vara de Execuções Penais de Uberlândia. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 155 mil.   

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, Lourenço Migliorini, e representantes da Prefeitura Municipal, do Exército Brasileiro, da Defensoria Pública, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Conselho da Comunidade.   

 



Últimas