Prodemge obteve o melhor resultado financeiro da história

Números do balanço divulgado mostram consolidação da gestão responsável com resultados expressivos para governo e sociedade nos últimos três anos

A Prodemge divulgou, nesta semana, o balanço financeiro de 2023. Os números mostram os resultados de uma gestão eficiente, que alcançou, pelo terceiro ano consecutivo, o maior lucro líquido da história: R$ 54,9 milhões.

Além disso, a Companhia obteve receita líquida de R$ 323,7 milhões e a gestão de fluxo de caixa em patamares confortáveis. No fim do ano passado, a Companhia obteve o saldo de R$ 147,1 milhões. O valor representa uma evolução de 20,1% se comparando ao de 2022.

“As conquistas são consequência direta da confiança de nossos clientes da gestão pública estadual, e do esforço e comprometimento de cada um de nossos colaboradores. O resultado proporciona investimentos expressivos na infraestrutura técnica e no desenvolvimento de pessoas. E fortalece a parceria com os órgãos e entidades do Governo de Minas no trabalho pela transformação digital dos serviços públicos em benefício do cidadão”, afirma o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.

Gestão sustentável

A gestão eficiente e responsável, que levou aos números do atual balanço financeiro, também apresenta reflexos nos processos corporativos. Atualmente, a Prodemge possui cerca de 80 squads, pequenas equipes multidisciplinares, formadas por meio do Programa Mentalidade Ágil. Juntos, eles representam mais de 600 pessoas trabalhando conforme um modelo participativo e inovador, que engajou os órgãos e entidades do Governo de Minas: hoje, cerca de 80% dos contratos firmados para serviços de desenvolvimento, manutenção e sustentação de sistemas são no modelo ágil.

Outra iniciativa relevante, parte do planejamento estratégico da Prodemge, foi concluída em 2023: a implantação da torre de serviços de nuvem. A ação segue a diretriz de promover a inovação e a modernização do ambiente tecnológico da empresa para oferece às entidades do Executivo mineiro uma infraestrutura híbrida, que alia a segurança e os recursos do data center da Companhia aos ofertados pelas nuvens públicas dos principais prestadores de serviço nesse segmento de mercado.

Também parte do planejamento estratégico merece destaque o programa Trem – Movimento para Inovação Aberta, primeira iniciativa de inovação aberta no estado com fundamento no Marco Legal das Startups. Por meio dele, a Prodemge selecionou duas startups e firmou Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) com o objetivo de desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) das soluções. Eles serão apresentados em um evento fechado para gestores da Companhia e convidados do ecossistema de startups da cidade na próxima semana.

Soluções inovadoras

Um exemplo de solução inovadora é o Emergência MG, cuja expansão foi anunciada recentemente pelo Governo de Minas.  O aplicativo funciona como uma porta única de entrada para acionamento das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar no estado e permite que o cidadão solicite ajuda às forças de segurança por meio da internet, utilizando um site próprio, o MGapp ou o aplicativo de mensagens Telegram. Atualmente, 34 municípios e mais de cinco milhões de habitantes são atendidos pelo projeto, que terá sua área de atendimento ampliada até cobrir todo o estado.

Na rede estadual de ensino, cerca de 200 mil professores começaram a usar a nova versão do Diário Escolar Digital a partir de fevereiro. O sistema, desenvolvido pela Prodemge, é focado na otimização da usabilidade e apresenta uma interface moderna e funcional, tornando a rotina dos docentes mais dinâmica e atrativa no controle de atividades e frequência dos estudantes. O trabalho teve a participação direta de professores, que apresentaram demandas e sugestões para a construção do protótipo.

Além disso, outros importantes projetos foram finalizados pela Companhia no ano passado e levaram inovação para a gestão pública. A Base Integrada de Segurança Pública (Bisp), em produção há um ano e meio, permitiu o lançamento, por exemplo, do Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+fobia.

A ferramenta, idealizada pelas secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Desenvolvimento Social (Sedese), subsidia a Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Violações Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero na formulação de políticas públicas e na tomada de decisão, além de os dados serem de domínio público para consulta da população.

Ainda na área de Segurança Pública, a Prodemge disponibilizou o registro de ocorrência de estelionato no sistema Delegacia Virtual da Polícia Civil. Por meio dele, os cidadãos têm a opção de fazer 13 tipos de ocorrência e não precisam mais comparecer a uma delegacia para registrar o boletim.

Na área de saúde e previdência social, a Prodemge entregou a plataforma para realização do primeiro censo previdenciário conduzido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em 2023. Os dados coletados vão possibilitar ao Ipsemg evoluir a robustez do regime próprio de previdência social do estado e aderir ao programa Pró-gestão RPPS do Ministério da Previdência.

Já o processo de licenciamento sanitário, conduzido pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais, ficou mais ágil e prático com a solução desenvolvida pela Prodemge. Por meio do sistema Visa Digital, as pessoas e as empresas conseguem solicitar o alvará sanitário pela internet e acompanhar todo o trâmite do processo de forma simples e amigável. Outra novidade é modelo de alvará, que passa a trazer um QR code e permite a qualquer pessoa ter acesso às informações por meio de celular.

"Nossas entregas ao Estado e à sociedade só foram possíveis graças ao trabalho integrado com o Governo de Minas, mantendo a ênfase em governança e gestão. Esse é o nosso rumo, vamos prosseguir nessa trilha", conclui o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.