Programa Jovens Mineiros Sustentáveis premia municípios por educação ambiental nas escolas e lança novo edital para 2023 

Ação foca na preparação de estudantes para levar resultados á população. Para o próximo ano, expectativa é que edital contemple cerca de 50 novas cidades

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O empenho das prefeituras em implementar ações de educação ambiental nas escolas municipais foi reconhecido, nesta quarta-feira (7/12), pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ao todo, 115 escolas da rede pública de ensino, que fazem parte do programa Jovens Mineiros Sustentáveis da Semad, foram homenageadas. Dez receberam prêmios e 12 municípios foram destaques. Foi lançado também o edital 2023 do programa. 

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, lançado oficialmente neste ano, selecionou via edital 65 municípios para a implantação de ações de educação ambiental nas escolas municipais.  

Durante a cerimônia no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na capital, a secretária Marília Melo lembrou do início do programa quando, em 2021, foi apresentado projeto-piloto em quatro cidades.

“Chegamos a 65 municípios, alcançando 115 escolas, num total de 4,3 mil alunos.  Mais do que os números é o resultado que temos. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores, nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, ressaltou.

O secretário-geral do Estado e vice-governador eleito para os próximos quatro anos, Mateus Simões, elogiou o programa e disse que a sensibilização dos alunos para a temática ambiental é fundamental para as mudanças de atitudes.

“Os jovens mais conscientes sobre o papel que eles têm para o futuro é o único resultado possível. Espero que vocês, estudantes, sejam sempre reconhecidos por serem tocados pela importância de se pensar no mundo, no outro”, disse.  

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a experiência de gestão indica os municípios como peças-chave para levar resultados à população. “As ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade,” concluiu. 

O evento reuniu cerca de 450 pessoas, com presença de alunos, prefeitos, secretários municipais de Educação e de Meio Ambiente, entre outros participantes e autoridades.

Destaques  

Ao todo, dez escolas foram premiadas, escolhidas por apresentarem maior engajamento e comprometimento com as metas e diretrizes do programa. Além de certificados de “Escolas Sustentáveis”, elas ganharam dois computadores. Doze municípios receberam certificados de “Boas práticas pedagógicas”. 

“Em Campo Florido, trabalhamos os eixos do programa: implementamos, com a ajuda da Semad, a coleta seletiva, o consumo sustentável, a educação ambiental e controle populacional canino. Mudamos a nossa realidade por meio de técnicas e do conhecimento. A Semad nos deu estrutura e conhecimento para isso”, comentou o prefeito de Campo Florito, Renato Soares.  

Essa percepção de mudança da realidade também é observada pelo prefeito de Itapecerica, Wirley Rei, mais conhecido como Teko. A cidade também está entre os destaques do programa e, segundo ele, a educação ambiental ultrapassou os limites das escolas. “Tivemos um grande alcance das nossas ações, envolvendo estudantes, educadores e familiares. A cidade se engajou nessa mudança”, disse.  

A prefeita de Nepomuceno, Luiza Maria Lima, destacou a atuação da Semad com a capacitação dos professores. “Educação ambiental envolve todos e, ao capacitar os educadores, essas mudanças passam a se ampliar de forma efetiva”, elogiou.  

Durante o evento, o secretário-geral Mateus Simões recebeu da secretária Marília Melo e do subsecretário de Fiscalização Ambiental, Alexandre Leal, certificado e moeda comemorativa da Semad em reconhecimento aos serviços prestados para a fiscalização e proteção ambiental de Minas Gerais.

Novo edital 

Na oportunidade, também foi assinado documento que oficializa o lançamento do edital 2023 do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. O objetivo, desta vez, é contemplar cerca de 50 novos municípios em Minas. “Espero que um dia possamos incluir os 853 municípios de Minas Gerais no programa”, projetou Mateus Simões.  

Carta compromisso

Como parte da mobilização e conscientização promovidas pelo programa, alunos da Escola Municipal Professor Paulo José Andery, do município de Bueno Brandão, entregaram à secretária Marília Melo carta de compromisso ambiental, assumindo a responsabilidade de colocar em prática as boas ações aprendidas com o programa.

A carta foi lida pelo aluno Joaquim Stelita Vieira Neto que enfatizou, aos presentes, que está empenhado em fazer mudanças em prol do meio ambiente.  


Conheças as escolas premiadas 

 

  1. Escola Municipal Professor Paulo José Andery (Bueno Brandão) 
  2. Centro Educacional Municipal Américo Bonamichi (Inconfidentes) 
  3. Escola Municipal Cárita Bella de Barros Alves (Campo Florido) 
  4. Escola Municipal Severo Ribeiro (Itapecerica) 
  5. Escola Municipal Mestra Gabriela (Turmalina) 
  6. Escola Municipal Lidônia Félix (Padre Carvalho) 
  7. Escola Municipal João Francisco da Silva (Viçosa) 
  8. Escola Municipal Jair Gualberto da Rocha (Matipó) 
  9. Escola Municipal Carlindo do Nascimento Gaia (Três Marias) 
  10. Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves (Três Marias) 

 

Conheça os municípios destaques “Boas práticas pedagógicas em educação ambiental 

  1. Contagem 
  2. Frei Gaspar 
  3. Ipanema 
  4. Itabira 
  5. Manga 
  6. Nepomuceno 
  7. Ouro Verde de Minas 
  8. Pains 
  9. Pará de Minas 
  10. Patrocínio  
  11. Taiobeiras 
  12. Coqueiral  



Últimas